Imperial Uncle - Capítulo 50
Quando me diz isso do nada, me pega de surpresa. Congelo e algo repuxa no meu peito.
“Oh”, eu respondo.
Liu Tongyi ainda está segurando aquele livro: “Lorde Yun estava em Chenzhou no dever de gerenciamento de enchentes sob ordens imperiais. Mesmo que soubesse que o Imperador estivesse bem aqui, deveria ter sido o Príncipe Dai que viesse, em vez disso. Se Sua Majestade quisesse ver o senhor Yun, ou Lorde Yun quisesse encontrá-lo por qualquer motivo, poderia ter esperado até que os dois voltassem para a Capital…”
Ele para, volta sua atenção para seu livro e não continua sua narração. Faço um barulho para indicar que estou ouvindo. Espero um bom tempo, mas ele teimosamente mantém o olhar colado ao livro – até mesmo passa uma página.
Tento iniciar uma conversa: “O que é esse livro que você está tão envolvido?”, me inclino para dar uma olhada: “Um Almanaque? Mercador Mei, precisa escolher alguma data de abertura auspiciosa para uma nova loja ou algo assim?”
(*almanaque aqui é como um horóscopo ou guia astrológico)
Liu Tongyi muda rapidamente de expressão. Tudo acontece em um piscar de olhos, mas consigo observar de qualquer maneira. Perfeitamente composto, fecha o almanaque: “Há mais outra coisa para a qual devo verificar uma data”
“E eu aqui que pensava que aqueles que prestam serviço à Corte não prestam atenção em coisas de acordo com as estrelas”
“O único que não presta atenção a essas coisas é Zhang Bing”
Reviro a xícara de chá na minha mão: “Concordo muito com oque disse anteriormente, comerciante Mei. Eu me pergunto se você tem outros pensamentos que pode compartilhar comigo?”
Ele permanece comporto quando continua falando: “Há também… que não é próprio do Lorde Yun não ir ver Sua Majestade imediatamente, uma vez que chegou”
Fixando os olhos nele assim, todos os tipos de emoções caem sobre mim como uma onda. Já pensei em tudo o que Liu Tongyi está me contando. Mas ainda—
Algo pisca em minha mente. Prontamente pergunto a ele: “Você conhece as máscaras de disfarce que falam nos romances o tempo todo? Já viu a coisa real?”
“Sim. Houve alguns casos que envolveram as chamadas ‘figuras do submundo’. Algumas ainda estão sendo mantidas no Tribunal de Revisão Judicial”
Pergunto a ele quanto tempo leva para fazer uma única máscara. Pondera um pouco antes de me responder.
“Naquela época, meu pai—fiz questão de descobrir como. Dá mesmo muito trabalho; até o especialista mais proficiente na arte precisa de no mínimo doze a quatorze horas de trabalho para completar uma”
“É possível começar o trabalho ao entardecer e terminar à meia-noite?”
Liu Tongyi balança a cabeça: “Impossível. Você primeiro tem que fazer um molde e invertê-lo. Depois fazer a máscara usando esse molde reverso. Alguns artesãos usam pele humana, mas a maioria usa um tipo especial de resina. Tem que ser seca ao ar antes que detalhes adicionais possam ser feitos. Não tem como ser concluída dentro de quatro ou seis horas”
Fico em pé de repente: “Ran—mercador Mei, pode me fazer outro favor? Aproxime-se do navio Wan. Preciso embarcar naquele navio o mais rápido possível. É uma emergência!”
Liu Tongyi também se levanta: “Será feito”
O navio de Wan Qianshan está à frente e entre nós também há pequenos barcos para os guarda-costas pessoais do Imperador.
Enquanto nos aproximamos em uma velocidade vertiginosa, por um segundo os guardas imperiais acham que assassinos entraram aqui na tentativa de matar Qizhe e quase nos atacam. Em seguida, Deng Tan leva alguns de seus funcionários e vasculha o navio de cima abaixo, certificando-se de que nada desagradável aconteceu antes de nos deixar chegar mais perto. Diante de nós, o navio Wan para na costa.
Vendo que o navio está disposto a parar, respiro e suspiro de confiança. E sob a escolta de Deng Tan, pulo no navio de Wan Qianshan. Alguém que parece um mordomo vem nos cumprimentar.
Eu o agarro imediatamente: “Onde está o irmão mais novo do comerciante Wan?”
O homem leva uma eternidade para pronunciar as palavras: “Está falando do jovem mestre Daoshui? Ele e o mestre estão lá dentro com o jovem que veio esta manhã. Você veio ver aquele jovem?”
Deng Tan murmura ao meu lado: “Você deveria se anunciar…” repetidamente.
Finjo que não ouço nada: “Não. Vim para ver o irmão mais novo do seu mestre: jovem mestre Wan Daoshui”, enquanto digo essas palavras, entro diretamente na cabine.
Os guardas seguem atrás de mim: “Você deveria se anunciar…”
Um jovem criado que vi no convés antes corre como uma flecha e eu o sigo até que vejo uma porta. Ele está no meio do saguão quando eu chego. Simplesmente empurro a porta. Dentro, Qizhe, Yun Yu e Wan Qianshan estão sentados, e um grupo de dançarinas estão de pé, congelam no lugar.
Qizhe levanta uma sobrancelha e Wan Qianshan responde com um sorriso, mas antes de alguém começar a falar, dou passos largos e agarro Yun Yu pelo braço.
Estava sentado, se levanta e pergunta para mim: “O que é isso?”
“Estou procurando por você, é claro”
“Ãh? O que poderia ter feito você vir aqui dessa maneira?…”
Eu me inclino para perto e sussurro perto do ouvido dele: “Venha comigo para fora. Este não é um bom lugar para conversar”. E ainda o segurando, começo a me mover.
Yun Yu parece imobilizado a princípio, mas depois de um segundo, se deixa levar. Uma vez no convés, ele finalmente para.
“Se continuarmos caminhando, vamos acabar caindo no rio. Onde está me levando?”
“Vamos pular então”
Sua expressão fica branca antes de sorrir: “Isso não é bom. Não posso nadar e afogamento seria bastante desagradável”
“Na verdade, não posso nadar também. Só quero descobrir qual de nós vai abrir a boca primeiro e falar a verdade antes de nos afogarmos”
Yun Yu olhou para mim novamente; “Assim que abrirmos a boca, a água corre para dentro. Podemos assim falar algo?”
“Mesmo se você apenas disser em seu coração, ainda serei capaz de ouvir”
Ele sorri um pouco mais: “Deve ter aprendido algum truque pouco ortodoxo em um desses romances de aventura, comerciante Zhao. Nunca vi nada assim, então não posso dessa forma. Não temos uma sala à prova de som aqui, mesmo o navio de Liu Tongyi pode não ser tão confiável assim. Por que não vamos conversar lá?”
“Tudo bem”
Em consideração à segurança de Sua Majestade, Deng Tan e os guardas movem Qizhe de volta ao navio de Liu Tongyi. Após essa mudança, nossa frota volta lentamente ao nosso caminho. Vamos à uma cabine com as paredes reforçadas. É um bom lugar para conversar.
“Vinho ou chá?”
Penso por um momento: “Vinho”
Ele me devolve um sorriso e pede a alguém que traga uma garrafa de shaoxing de primeira linha, depois, tranca a porta. O aroma de vinho preenche o ar.
“Agora pode me dizer, certo? Que negócio você tem comigo, comerciante Zhao?’
“Vim ver você apenas para dizer uma coisa: eu te amo, Suiya”
A mão de Yun Yu, segurando a taça, para no ar. Logo ele pousa e fixa seu olhar em mim.
“Estive em muitos lugares e vi muitas pessoas nos últimos anos. Pensei que havia esquecido o passado, mas não posso. Posso mentir para qualquer um, menos para mim. Pensei que você estivesse apenas mentindo para mim naquela época, mas porque veio para minha casa quando estava em Chengzhou? Por que apareceu na noite passada? É lamentável como a vida é curta. Quem sabe se a reencarnação realmente existe? Esta vida pode ser tudo o que temos. Eu não posso mais me enganar. É por isso que—”
Com uma expressão incompreensível, Yun Yu interrompe: “É por isso que você disse a Liu Tongyi para perseguir o outro navio, embarcar imediatamente e me falar para pular no rio com você, para vir aqui e me dizer o que acabou de dizer?”
Agarro seu pulso: “Suiya”
Yun Yu me encara e o canto de sua boca se curva um pouco: “Eu não acredito em você”
Minhas sobrancelhas franzem: “Por que não? Só vai acreditar em mim se eu desenterrar meu coração?”
Ele zomba: “Tal conversa tão doce que até os camponeses consideram clichê. É uma piada tão divertida que está fazendo, Sua Alteza”
Olho para ele, carrancudo. Simplesmente o arrasto em minha direção e pressiono meus lábios nos dele. Yun Yu fica tenso em meus braços mais uma vez. Eu ignoro isso, pedindo-lhe a me abrir com minha língua e logo ele começa a responder a mim, gradualmente relaxando um pouco.
Eu o deixo, respiro fundo e pergunto suavemente: “Agora você acredita em mim?”
Sua expressão ainda é insondável: “Não acredito em você”
“Porque?”
“Porque você me deu aquela pílula”
Meu coração afunda.
Certa vez, no auge da rebelião, Yun Yu veio ter uma longa conversa comigo. Disse que não tinha ideia se conseguiríamos ter sucesso em nosso plano. ‘Se falharmos e formos pegos, nós certamente sofreremos todas as torturas possíveis que alguém possa experimentar no mundo mortal – é melhor estarmos preparados’.
Senti uma onda e perguntei se ele estava preparado.
Ele me disse ‘claro que sim’, até pegou um frasco de remédio para me mostrar: dentro continha um veneno muito forte. Observei quando deixou cair uma gota na mesa de pedra e assim que atingiu a superfície começou a chiar e a borbulhar.
Disse que não era bom, era muito doloroso. Puxei para o meu quarto e tirei das pílulas de um compartimento escondido. Eu disse ‘Mandei fazer isso a partir de uma fórmula secreta e a morte é garantida no momento em que for tomada. Também é rápida e indolor, a melhor coisa para esse propósito’.
Joguei seu frasco fora e encontrei um recipiente para colocar um dos comprimidos dentro e dei a ele apenas um. Yun Yu aceitou solenemente.
Ele me encara friamente: “Realmente, fez efeito tão logo foi tomado. Tão rápido e eficaz. Eu passei tão mal que não saí do banheiro por um dia eu uma noite inteira”
Minhas mãos estavam suando frio: “Por que… por que você tomou?”
inexpressivamente me diz: “Nunca quis ter dividas com ninguém. Eu fui aquele que te traiu para esse golpe, então por direito deveria compensá-lo. Assim… pensei que um sujeito como eu não tinha condições nem de pagar com a vida”
Ele zomba: “Na época, pensei que não havia necessidade de fazer isso. Um sujeito leal como Vossa Alteza certamente será deificado postumamente, enquanto que alguém como eu certamente vai para o sofrimento quando morrer. Mesmo que as almas permaneçam após a morte, nós dois nunca nos encontraríamos”
De repente, me encontro perdido.
Yun Yu… que tipo de pessoa você realmente é? O que posso fazer para realmente entender você?
Sua expressão passa por outra mudança, mas dessa vez começa uma risada desamparada e desesperada: “Então eu encontrei aquela nota. Obrigado por me esclarecer”
Para começar, temia que, durante uma busca, Yun Yu tentasse se matar antes de conseguirmos encontra-lo, então fiz algo naquele recipiente. Havia uma nota minha entre a camada externa e interna.
O que passa pelas entranhas passa pela mente; isso também passara.
“Eu não consegui entender. Por que alguém que faria uma coisa dessas cometeria suicídio? Só depois que três anos se passaram e alguém o viu em uma negociação com Liu Tongyi, relatando à Corte, percebi que você realmente havia fingido sua morte”
Não sei mais quem eu sou: Príncipe Huai, Jing Weiyi? Não, Zhao Cai? Esse também não sou eu.
Pergunto-lhe baixinho: “Suiya, você pode me chamar de Chengjun apenas uma vez?”