Imperial Uncle - Capítulo 59 - Extra 2: Salgueiro Pintado
Quando está tudo quieto ao meu redor, ouço Liu Tongyi começando a falar: “Vossa Majestade, terminou sua inspeção. Sua Alteza realmente morreu”
A voz do Imperador continua impregnada de sarcasmo: “Como pode ter tanta certeza, Chanceler Liu? Tio sempre foi um homem astuto. Recuso-me a acreditar que morreu desse jeito. Por outro lado, fingir a morte para escapar da prisão parece algo do qual ele seria capaz de fazer”
Não posso deixar de pensar em como Jing Weiyi conseguiu bagunçar tanto as coisas enquanto estava vivo, tanto que ninguém acreditaria que cometeria suicídio e que está morto agora.
Embora seja realmente verdade sua atuação, até eu sinto meu coração frio em seu nome quando ouço o Imperador falando.
Mas o tom de Liu Tongyi ainda é calmo: “Sua Majestade, antes de morrer, Sua Alteza me deixou suas últimas palavras. Sabia que seu crime era muito grave e não queria ser enterrado. Pediu-me para implorar a Vossa Majestade que o cremasse. Disse que espalhasse suas cinzas em qualquer lugar, seja em um campo de arroz ou algum canto, nas montanhas ou rio, não importa”
Tudo fica quieto na cela da prisão mais uma vez.
Depois de um certo tempo, o Imperador diz: “O que acha disso que ele disse, Chanceler Liu?”
“Acredito que Sua Alteza sabia que Sua Majestade iria suspeitar da morte. Recomendou isso para acalmar sua mente”
“De acordo com o que acabou de dizer, Chanceler Liu, tio realmente me entende e mostra consideração por mim”
“Sua Alteza era o tio de Sua Majestade, afinal”
Próximo a mim, o Imperador caminha: “Chanceler Liu, o seu modo de falar parece diferente do normal”
Uma pitada de fadiga está presente na voz de Liu Tongyi: “Por favor, me perdoe, Majestade. Realmente não sei mais o que faço e gostaria de me desculpar. Por favor, permita-me”
A cela da prisão estremece mais uma vez. O Imperador pede ao Chanceler para se retirar. Quando os passos do outro estão na porta da cela, o Imperador fala novamente.
“Chanceler Liu, também pensa como eu, a morte do tio não é real?”
O homem não responde.
O Imperador continua: “Ah, certo. Acabou de relatar as últimas palavras do tio para mim de uma forma que deveria ser reprovador. Acredita que o tio está morto”
Liu Tongyi diz calmamente: “Eu nunca ousaria”
“Quando se trata de Jing Weiyi, cumpri tudo o que está dentro do meu dever. Mesmo quando conspirou para se revoltar, prometi deixa-lo vivo. Até pedi para Yun Yu trouxesse duas opções de escolha. O que mais eu deveria dizer a ele?”
“Simplesmente acredito que Sua Majestade se apressou demais fazendo o Chefe Yun levar a conclusão antes que as evidências fossem exaustivamente investigadas. Aconselhei contra isso na época, mas Vossa Majestade não aceitou”
A voz do Imperador ficou mais alta abruptamente: “Ainda precisamos investigar? Tudo o que Jing Wieyi fez nesses anos? Fui eu quem o incriminou ou foi Yun Yu? Foi ele mesmo quem confessou – e confessou diretamente para você”
“Acredito que, mesmo com a confissão do Príncipe Huai, nós ainda precisávamos verificar sua confissão contra as evidências antes que pudéssemos chegar a um veredicto”
“Chanceler Liu, realmente aderiu ao estilo meticuloso do Tribunal de Revisão Judicial. Então me diga – se realmente decidíssemos seu veredicto com base nos precedentes da lei, minha escolha de poupar a vida de um parente, traidor, não seria considerada burlar essas mesmas leis?”
“É por isso que acredito que ele preferiu esse fim dentre todas as opções. Sua Majestade, por favor, pense nisso com a mente aberta. Com licença”
Os passos medidos de Liu Tongyi desapareceram. A cela mais uma vez fica quieta.
Afinal, não o julguei mal: o Chanceler Liu realmente é impressionante. Agora que tal coisa foi dita por ele, o Imperador não terá mais dúvidas a respeito da morte de Jing Weiyi e isso tornará mais fácil para que eu possa cair fora daqui.
Muito tempo se passa antes que algum oficial destemido pergunte ao Imperador o que eles deveriam fazer com o corpo do Príncipe Huai. O Imperador pede que tragam o corpo para ‘aquele lugar’ agora.
Sinto ser colocado sob uma espécie de esteira e um pano ser jogado em cima de mim. Sou levantado pela cabeça e pelos pés em um esquife. Muitos anos atrás, quando morri e flutuei, observei quando carregaram meu corpo assim.
(*esquife: caixão, caixa mortuária)
Naquela época era capaz de olhar impotente enquanto levavam meu corpo fora, minha alma incapaz de passar pela porta dessa cela. Desta vez, no corpo de Jing Wieyi, sou facilmente levado para fora, finalmente deixando essa jaula para trás.
O lugar que o Imperador chamou de ‘aquele lugar’ é bastante distante da prisão. Neste corpo, embarco em uma carruagem, que viaja por muito tempo. Depois disso, sou levado e demora muito para que o corpo seja deixado em uma superfície plana novamente.
A voz de um eunuco diz: “O Príncipe Huai tirou a própria vida para vingar seu próprio castigo. A graça de Sua Majestade permitiu que seu corpo voltasse para sua própria propriedade e depois que seja limpo e trocado, amanhã será cremado no Templo Pufang”
Ah, então foi transportado de volta para sua propriedade.
Jing Weiyi falhou em sua tentativa de rebelião e tirou sua vida para evitar a punição. Quase todos em sua propriedade já se foram. Os poucos servos restantes não ousam chorar abertamente em seu nome, apenas se esgueirando sorrateiramente para soluçar ao lado do corpo de vezem quando.
Apenas um homem aqui parece mais corajoso do que os outros. Faz uma reverência ruidosa várias vezes e até joga uma taça de vinho no chão enquanto chora: “Sua alteza, aqui é Han Si. Não sei que tipo de crime cometeu, só sei que era um bom mestre e nunca esquecerei de como foi bom para mim. Queimarei um incenso em seu memorial todos os dias pelo resto de minha vida e nunca esquecer da gentileza que esta propriedade sempre me mostrou”
Neste mundo mortal sem coração, é verdadeiramente raro ter tal servo leal. Assim que termina seu choro, os guardas o levam embora. O Imperador ainda suspeita da morte de Jing Weiyi e enviou alguns guardas e um eunuco para vigiar o corpo.
Os guardas trouxeram um braseiro, acendem incensos e queimam papel-moeda, rezando o tempo todo: “Sua Alteza, era um homem ambicioso, é uma pena que o sucesso não estava em suas estrelas. Quanto a nós, não somos ninguem – descanse e siga seu caminho, não se apegue mais ao mundo…”
Gosto do cheiro de velas e incensos e sinto minha vitalidade restaurada após isso. Que pena que não posso me mover como gostaria, mesmo depois de possuir um corpo. Não posso evitar, mas me sinto um pouco entediado.
Uso um pouco de magia e puxo uma rajada de vento gelado, aquele eunuco e os guardas ficam tão assustados com isso que se jogam no chão, prostrando-se incessantemente. É também ruim que não consigo abrir os olhos para vê-los, apenas ouvi-los. Mesmo assim é interessante o suficiente para distrair meu tédio.
Enquanto estão se sacudindo, seus dentes batendo enquanto se curvam, ouço passos se aproximando de longe.
Ouço a voz clara de Liu Tongyi: “Por que estão todos em pânico?”
As vozes, trêmulas, respondem: “Chanceler… Chanceler Liu… veio na hora certa… Príncipe Huai… o Príncipe Huai não está em paz… repentinamente veio uma rajada de vento frio e todo o papel-moeda saiu voando…”
“A porta deste corredor está voltada para o sul. Não é raro que o vento sopre dentro durante essa época”
O bater de seus dentes ainda não parou.
“De repente, suspeito de alguns detalhes sobre a morte do Príncipe Huai, por isso vim examiná-lo. Vocês, podem permanecer e observar enquanto faço isso”
Eles imediatamente respondem: “Se o Chanceler Liu acredita que isso é suspeito, então é razoável que você examine. Porém, Sua Alteza é um príncipe e nós apenas súditos, não deveríamos estar presentes enquanto o exame é conduzido. É melhor irmos lá fora manter guarda”
E todos fogem.
Ouço a porta fechando e apenas os passos de Liu Tongyi se aproximando. É agora a única pessoa que resta no corredor.
Abro meus olhos e me sento.
No início, parece que o homem está bastante surpreso, mas se recupera imediatamente. Ele está com suas vestes oficiais – um sério manto de tinta azul, muito funcional, nada amigável, não se assemelhando com suas roupas casuais do dia a dia.
Puxo sua manga e digo suave e amorosamente: “Ransi, obrigado”
O homem mantém seu volume baixo e me diz, profissional: “Não há necessidade. Só queria saber o que Vossa Alteza pretendia fazer e quero ouvir toda a história. Há muito mais por trás do que o Príncipe Zong disse antes de cair em coma. E há também a forma como Vossa Alteza simplesmente confessou seus crimes. Eu gostaria de resolver as coisas, não pretendo acusá-lo injustamente”
Não pode provar que Jing Wieyi foi acusado injustamente, mas o está ajudando a mentir para o Imperador e fingir sua morte – pode mesmo ser considerada uma ação justa de um súdito adequado?
Em suas últimas palavras trágicas, esse príncipe deve ter deixado esse chanceler tão chateado para fazê-lo concordar em ajudar tão prontamente.
“Ransi, estou deixando minha vida em suas mãos. Você deve decidir se vou viver ou morrer… eu não irei lamentar”
Na tranquilidade do saguão, ele e eu nos olhamos. Antes que Liu Tongyi possa falar novamente, de repente, dou-lhe um beijo.
Por um segundo, todo o seu corpo fica imóvel, mas ele não resiste, é até bastante complacente. Muito tempo passa antes de deixá-lo. Seus olhos estão bem claros, mas não consigo olhar através deles.
Ele diz suavemente: “Sua Alteza não tem batimentos cardíacos, foi verificado pelo médico imperial. Não tem pulso, mesmo assim acorda e levanta quando quer, não comprometendo sua atuação. Por que isso?”
Digo a ele gentilmente: “Digo a você uma vez que estiver lá fora”
“Planeja escapar da propriedade, Alteza?”
“Daqui, como seria possível?”
O Imperador obviamente deixou o corpo dele para descansar em sua casa como um teste. É por isso que devo tentar qualquer coisa dentro da propriedade. Meu ato deve ser sólido.
Digo a ele: “Templo Pufang”
Liu Tongyi não acrescenta mais nada. Agora não é uma boa hora para falar. Estou prestes a deitar novamente quando ele me diz calmamente: “Chefe Yun está vindo para ver Sua Alteza em breve”
Chefe Yun? Quem é este?
Considero isso antes de lembrar que foi o homem que veio com as duas opções de punição para Jing Weiyi escolher. Seu nome é Yun Yu e, por fim, o príncipe o chamou de Suiya.
Este homem é, provavelmente, especial para ele. A alma de Jing Weiyi recita seu nome profundamente em seu coração, canta um pouco e começa a se mexer.
Fecho meus olhos e me deito.
Liu Tongyi. Yun Yu. Que fascinante.