Imperial Uncle - Capítulo 61 - Extra 4: Salgueiro Pintado
No meio da noite, dou um passeio no pátio para observar as estrelas.
Já faz vários dias desde que me mudei para esta casa em Suzhou. Agora que Jing Weiyi recuperou a consciência, ele acorda de manhã, enquanto eu acordo à noite. Ele não descobriu e mantenho um constante controle sobre ele. Nós estamos de maneira bastante harmoniosa.
O subordinado seguiu às minhas ordens e não mencionou nada sobre essa casa desde então. Jing Weiyi simplesmente tomou esse lugar como esconderijo secreto que Zhang Xiao preparou para ele e não perguntou sobre. E assim, ambos os lados são mantidos no escuro.
Zhang Xiao passou os últimos dias fazendo perguntas e descobriu que não há ninguém nessa cidade e região que conheça o príncipe pessoalmente. A única residência perto desta aqui é uma pequena casa com pátio e já permanece vaga por muitos anos. Só depois de saber disso, o homem correu o risco de deixar Jing Weiyi sozinho para então poder encontrar seu mestre para tratar a perna dele. Ele só saiu esta manhã e voltará em cerca de três ou quatro dias.
E assim, o Jing Weiyi e eu, um homem e um fantasma, somos apenas aqueles restantes neste lugar. Isso torna ainda mais difícil para eu usá-lo. A alma dele é muito mais poderosa do que eu, mas só porque o corpo é dele. Não estou exatamente em uma posição favorável de tentar confrontá-lo abertamente. Tudo o que posso fazer é tentar mover as coisas às escondidas.
Esse corpo é vitalmente formado para sua alma. Assim que cai adormecido, assumo o controle e me movo para todos os lados. Como pode qualquer corpo mortal suportar ficar acordado o dia e noite assim? Enquanto Zhang Xiao estava presente não podia torná-lo óbvio demais, assim, permitia ao corpo do outro algumas horas de descanso por dia.
Sua alma enfraqueceu muito pouco e, agora que o outro se foi, não paro um só momento. Antes que os outros cheguem, a alma de Jing Weiyi irá desaparecer devido à exaustão de seu corpo e se tornará inteiramente meu. Porque seu corpo e alma estão em um estado enfraquecido, passa o dia em estado de letargia; come pouco, senta pouco, pensa pouco, suspira algumas vezes. O dia vai passar por ele. Acredita que essa residência pertence a Zhang Xiao ou ao seu mestre, então faz o que é esperado dele como um convidado e fica apenas no pequeno quarto que o outro limpou para ele. Quando a noite chega, para superar o tédio, perambulo pela casa toda.
(*letargia: estado de inconsciência que se assemelha ao sono profundo)
Não é uma casa particularmente pequena. É rústica e isolada, deixada por conta própria por muito tempo, então muitas ervas e plantas selvagens cresceram no pátio, árvores se estendendo sem corte da maneira como quiseram, dando ao local uma estética natural.
Além do quarto que foi limpo, todos os demais cômodos estão trancados. Embora eu possua esse corpo mortal, ainda posso usar um pouco de magia. Assim, quando estou entediado, um por um, vejo o que há dentro deles. Não há nada especial nesses quartos e todos estão cobertos por uma espessa camada de poeira. Alguns são quartos comuns, alguns são usados para armazenar e exibir curiosidades, alguns estão cheios de pilhas de livros e, para minha surpresa, um deles está cheio de armas de todos os tipos em exibição e há ainda manuais de artes marciais empilhados em suas prateleiras.
Há outra sala, na parte interior, que mais parece uma sala de estudos, a mesa montada com tintas e pinceis que não foram guardados e há até uma página deixada ali, cheia de escrita. A tinta, entretanto, há muito tempo secou no tinteiro e as pontas dos pinceis estão cobertas de teias de aranha. As notas espalhadas sobre a mesa e os manuscritos empilhados ao lado já estão amarelados, cobertos de pó.
Eu folheio as páginas do manuscrito. A caligrafia é graciosa e elegante, mas o que está escrito não é nenhum ensaio, nem poesia para transmitir sentimentos, mas sim um conto cavalheiresco sobre heróis itinerantes. Isso é bizarro e ousado além da minha imaginação.
Só ouvi sobre a existência de tais livros antes, porém nunca os vi. Nunca pensei que depois de todos esses anos, sendo um fantasma, teria a chance de aprender algo novo. É maravilhoso, diferente de tudo o que poderia ter esperado.
Infelizmente, este manuscrito termina antes de chegar ao fim, deixando uma coceira em meu coração, que me envia ao redor da casa procurando por mais; por fim, encontro alguns contos que são completos. Ontem mesmo li um capítulo e cheguei a uma parte brilhante quando amanheceu.
Como Jing Weiyi estava prestes a acordar, não tive escolha a não ser parar. Uma vez que consegui aguentar até que adormecesse, dei uma curta caminhada ao redor do pátio e imediatamente voltei para o manuscrito. Movi uma mesa baixa, uma poltrona para que pudesse ficar na galeria, uma vela para iluminar e ler cuidadosamente.
Perdido na leitura, de repente, sinto algo – passos suaves estão se aproximando lentamente de mim. Abaixei o manuscrito e levantei a cabeça para ver uma silhueta passando através da porta. Sou um fantasma, mas desta vez tive medo de uma pessoa viva.
Olho e examino, determino inesperadamente que é Liu Tongyi.
O que… o que está fazendo aqui? Ele veio ver Jingh Weiyi? Ou estava tentando encontrar todos os cúmplices do príncipe e veio agora terminar seu trabalho? Descobriu, por fim, que algo não está certo?
Olho em volta com cuidado. Ao lado dele, não há mais ninguém por perto.
Eu me levanto e desço da galeria, surpreso: “Ransi, por que veio aqui de repente?”
Sob o céu noturno, a silhueta em pé faz Liu Tongyi parecer um fantasma, uma sombra lançada com um recorte sombrio.
“Por favor, não se preocupe, Vossa Alteza. Deixei a Capital em segredo, deixando para trás instruções de que não posso ser perturbado. Como o Príncipe Huai acabou de falecer, tudo está em fluxo e ninguém percebeu ainda”, ele me dá um leve sorriso: “Na verdade, já estou em Suzhou há dois dias. Só cheguei um pouco mais tarde que Sua Alteza. A pequena casa com pátio, atrás dessa, também é minha residência privada. Uma porta oculta conecta as duas”
Também sorri e agarro seu braço: “Ransi, entendi. Parece que não aguentava me deixar sozinho. Sua mente não podia se acalmar e então veio atrás de mim, não é?”
Seu sorriso se aprofunda ainda mais: “Sim, estou bastante preocupado e é por isso que eu vim para vê-lo, Alteza. Mas como o atendente Zhang estava por perto, não conseguia aparecer abertamente”
Nunca pensei que Liu Tongyi ficaria tão apaixonado a ponto de seguir o príncipe até Suzhou. Estava pensando sobre ele, e ele tomou a iniciativa de se entregar a mim.
Enquanto estou pensando se devo abraçar e dar-lhe um beijo para mostrar minha surpresa e mais profundo carinho, sua manga escorrega dos meus dedos.
“O que estava lendo, Sua Alteza?”
Digo casualmente: “Laozhang queria colocar a propriedade em ordem para você e limpou toda a casa. Ele viu esses manuscritos em uma das salas, comecei então a lê-los. Nunca soube que aqueles chamados contos heroicos são uma boa leitura. Ransi, vai se ofender que estava tocando nas coisas de sua casa sem permissão?”
Liu Tongyi ainda está com aquele sorriso fraco no rosto: “Não há nada além de coisas velhas aqui; não são importantes. Se agradar Sua Alteza, então, vá em frente e leia aqueles de que gostar”
Ele está segurando algo em suas mãos, agora coloca sobre a mesa: “Eu me pergunto se Sua Alteza já comeu? O atendente Zhang saiu, a comida que deixou para trás na casa provavelmente é perecível. Trouxe alguns lanches”, enquanto fala, abre o pacote de papel em suas mãos. No interior, encontram-se vários tipos de bolos e pastéis, exalando um aroma doce.
Digo em aprovação: “Isso é adorável. Deixe-me pegar um pequeno fogareiro e aquecer um pouco de água para um chá. Podemos nos sentar aqui embaixo dos beirais”
“O chá terá que ser forte”
“Naturalmente”
Depois que o chá é servido, entro na galeria com ele e digo: “Ver você agora, Ransi, é um pouco como um sonho”
Ele pega o bule: “Estive olhando para dentro deste pátio a partir do segundo andar da casa vizinha por dois dias. Tenho uma pergunta em meu coração desde que Sua Alteza me pediu ajuda naquela cela na prisão, gostaria muito de perguntar a você”
Toma um gole de chá, pousa a xícara e olha diretamente para mim: “Se posso me atrever a perguntar, mas quem pode ser você, Vossa Senhoria?”
Segurando a xícara, minha mão pausa no ar: “Ransi, o que está dizendo?”
Liu Tongyi tem um leve sulco entre as sobrancelhas, seu olhar está afiado e sua expressão, solene: “Desde que salvei Vossa Senhoria, certamente não tornarei esse fato público, porém tudo o que quero saber, realmente é quem você realmente é e onde está o Príncipe Huai agora?”
Eu o observo à luz da vela: esse homem excedeu minhas expectativas.
Dou a ele outro sorriso: “Ransi, ainda deve estar embriagado de sono. Que parte de mim não está certa para que você me diga uma coisa dessas?”
“Na aparência, não há diferença nenhuma com Sua Alteza. Seja na prisão ou antes da troca de corpo, não houve muito tempo…”, ele solta um suspiro: “Mas, Vossa Senhoria e Sua Alteza não são nada parecidos”
Provo mais um pouco de chá e lanço outro sorriso: “Então que tal isso: você me diz o que há de diferente entre mim e o Príncipe Hai e eu digo o que quer saber. O que acha?”
A expressão no rosto de Liu Tongyi enquanto me olha é complicada e um pouco indefesa: “Príncipe Huai nunca teve tal expressão em seu rosto, nem usou tal tom para dizer essas coisas”
Pessoas podem mudar, o tom de uma pessoa pode mudar, o discurso pode mudar, tudo devido a um frescor de espírito. Tenho muitas desculpas para refutar o que ele está dizendo, mas quero que continue de qualquer maneira.
“Sua Alteza não gosta de doces e não come lanches nesses sabores particulares”
“Sua Alteza não bebe chá forte à noite”
“Sua Alteza não é alguém que lê as coisas de outras pessoas sem permissão”
“Sua Alteza já leu o manuscrito que Vossa Senhoria está lendo agora”
Eu o ouço enquanto ele lista um por um até que ele…
“A pessoa que Sua Alteza ama não sou eu. Todas essas coisas que Vossa Senhoria fez e disse, ele não teria feito ou dito”
Realmente sorrio, erguendo a sobrancelha para estudá-lo: “Então Ransi, quer dizer que tinha essa pergunta, mas guardou de qualquer maneira por nenhuma outra razão a não ser para resolver este problema e descobrir onde Jing Weiyi está? Por que o ama tanto? Ele não te ama de jeito nenhum”
“Já terminei de contar meu raciocínio. Por favor, diga-me a verdade”
“Aquele que Jing Weiyi ama é aquele homem chamado Yun Yu. Seu coração está cheio dele. Quando perguntou por você quando estava prestes a morrer foi só porque queria te assustar, para ter certeza de que você não suspeitaria de que estava fingindo sua morte. Ele estava tentando fazer sua fuga mais fácil. Nunca vai te dizer que te ama de todo o seu coração. Então, por que quer trata-lo tão bem?”
A expressão de Liu Tongyi permanece serena, e diz gentilmente: “Por favor, diga-me a verdade sobre Vossa Senhoria”
Zombo dele: “E por que finge estar tão calmo? dizendo ‘Sua Alteza isso’, ‘Sua Alteza aquilo’? Sabe quantas vezes você o chamou de Weiyi?”
O homem me dá um olhar e diz friamente: “Príncipe Huai tende a gostar quando outras pessoas o chamam por seu nome de cortesia”
Ãh? Estou momentaneamente assustado.
“Quer dizer, mesmo que eu chame seu nome, em meu coração seria Chengjun. Chengjun e não Weiyi”
Liu Tongyi segue dizendo: “Claro, também acho que Chengjun soa melhor que Weiyi”
Olho para ele antes de dizer: “Tudo bem, eu te digo. Cabe a você acreditar ou não, certo? Não estou mentindo, mas provavelmente que nunca vai acreditar: a verdade é que sou um fantasma”
Ele me assiste sem reação. Acredito que não conseguiu se recuperar ainda.
Ofereço algumas explicações suplementares: “Sou um fantasma enforcado. Morri naquela cela há muitos anos”, estalei minha língua e rolei meus olhos: “Isso mesmo, um fantasma enforcado”
O outro ainda não conseguiu reagir ainda.
Continuo a dar mais detalhes: “É porque nunca fui capaz de encontrar outra pessoa para tomar meu lugar. Um fantasma suicida precisa de outro suicida para que tome seu lugar antes que seja permitido reencarnar, então, minha única opção era assumir o corpo de Jing Weiyi. É verdade que agora esse corpo é do príncipe, sua alma está aqui durante o dia, enquanto minha alma assume o controle à noite. Planejo não deixar que este corpo tenha algum descanso, fazendo com que fique acordado noite e dia para que sua alma enfraqueça e desapareça. Dessa forma, eu tomo esse corpo completamente”
Termino minha explicação e fico assistindo qualquer mudança que possa ocorrer com Liu Tongyi, suas sobrancelhas estão franzidas novamente e ele parece pensativo.
“Veja, você não acredita em mim”
O sulco na testa de repente desaparece: “Entendo”
Fico atordoado: “Acredita?”
Parece de fato acreditar em mim.
“Só acredito na verdade. Quando a verdade está diante dos meus olhos, não importa o quão bizarro ela seja, ainda é a verdade”
Digo a ele genuinamente: “Ransi, realmente gosto mais e mais de você”
“Vossa Senhoria, já tirou sarro de mim o suficiente”
“O que estou dizendo é a verdade”
Liu Tongyi agarra a xícara de chá: “Se for assim, obrigado. Mas agora que sei a verdade, mal sei o que pensar para resolvê-lo. Vossa Senhoria é um fantasma. É por que tem algum negócio inacabado que possui o corpo do Príncipe Huai?”
Eu também me sirvo mais chá: “Você está tentando me perguntar o que me faria deixar o corpo dele? Não tenho nenhum negócio inacabado. Tudo o que queria era um corpo. Não tenho planos de deixar”
“Se Vossa Senhoria meramente deseja um corpo para possuir, talvez haja espaço para negociação”
Espaço para negociação? O que? Está tentando arranjar outro corpo para mim?
Ou talvez esteja indo para uma direção mais comovente e Liu Tongyi planeja tomar o lugar de Jing Weiyi desistindo de seu próprio corpo para que eu o possua?
Recuso em uma respiração: “Acabei de encontrar esse aqui disponível para mim, isso é tudo. Ransi, por que quer me mandar embora? Para começar, Jing Weiyi é o homem que todo o Tribunal acredita que deveria morrer, ele não quer viver de qualquer maneira, então, porque não me deixar aqui? Quanto a você, sei que ama Jing Weiyi – pode continuar a me tratar como ele, basta fingir que não tem mudança na personalidade”
Largo o chá e me aproximo dele: “Aquele príncipe tem seu coração cheio por outra pessoa. Eu amo só você. De agora em diante, Jing Weiyi amará apenas Ransi. Tenho um corpo e você tem seu príncipe. Não é o melhor de dois mundos?”
O outro abaixa suavemente sua xícara: “Suponho que amo Sua Alteza, porém, mesmo se eu quisesse acreditar e minhas próprias mentiras, não toleraria uma concha com outra alma dentro. Tudo tem o seu lugar no mundo e cada pessoa seu próprio caminho. Por que insistir no que não é seu?”
Dou uma risada: “Era um fantasma, para começar, as regras mundanas não podem me restringir. Existem algumas coisas que pode ter contanto que insista em tê-las. Pelo que posso dizer, não é o tipo de pessoal realmente fria e triste”, pego o manuscrito na mesa: “Esses contos provavelmente foram escritos por você, certo? É apropriado por fora, apaixonado por dentro. Com uma personalidade como a sua talvez gastando tempo comigo vai fazer perceber que não estamos longe da melhor correspondência”
Ele sorri fracamente: “Nos poucos anos que passei na Corte Imperial, além de Sua Alteza, a única pessoa que me elogiou por ser apropriado foi Vossa Senhoria”
Pega outra pilha e manuscritos e coloca sobre a borda da mesa. Após, repentinamente, muda de assunto: “Posso perguntar quantos nos Vossa Senhoria tem?”
Surpreso, franzo os lábios: “Se simplesmente contar os anos em que já sou um fantasma, é muito mais do que eu posso me lembrar”
Deixando os papéis de lado, continua: “O que quero saber é quantos anos tinha quando faleceu?”
Tentando descobrir sobre mim, será que acredita que é mais fácil lutar contra?
“Adivinhe”
Liu Tongyi não me responde.
Levanto: “Se quer descobrir quem sou para poder me exorcizar, acho que estará um pouco atrasado. No máximo, a alma do seu príncipe pode aguentar por mais alguns dias. Mas, estou disposto a dar uma chance: se adivinhar tudo, estou disposto a deixar o corpo de Jing Weiyi”
Ele olha para baixo e me dá um aceno rápido: “Claro”
Fico olhando para seu perfil à meia luz e pela primeira vez digo com sinceridade: “A razão pela qual estou disposto a dar essa chance é porque eu te amo. Realmente gosto muito de você agora, Ransi”
Além disso, nunca vai adivinhar quem eu sou.
Liu Tongyi também se levanta e me dá um sorriso fácil: “Se Vossa Senhoria se apaixonou por mim por que leu esses manuscritos, então se apaixonou pela pessoa errada. Essas páginas foram escritas por meu pai e está morto há muitos anos”
Ele pisa para fora e sua sombra aparece nos beirais, parecendo distante na noite escura: “Esta casa foi comprada por meu pai como sua residência privada. Costumava ser chamada de Residência Autumnal. Tirando ele mesmo, eu sou o único que sabe da existência dela”
(*Residência Autumnal: refere-se ao autor favorito dos protagonistas, Autumnal Hills)