Imperial Uncle - Capítulo 62 - Extra 5: Salgueiro Pintado
No dia seguinte, ao anoitecer, coloco Jing Weiyi para adormecer antes que eu possa pegar os manuscritos do pai de Liu Tongyi para ler.
Só pensei que ele compartilhava somente o nome, mas quando ouvi mencioná-lo ontem percebi que é descendente de Liu Jin. Nunca imaginei que os Liu poderiam ter prosperado por tantas gerações. Se o impassível Grande Tutor Liu Jin, que sempre soube como fazer palestras, descobrisse que seu descendente acabou escrevendo lendas mundanas, eu me pergunto que tipo de rosto ele faria?
Uma vez que a noite cai, Liu Tongyi aparece novamente. Dessa vez, com pratos, mingaus e acompanhamentos.
Olho para os doces: “Ontem não disse que Jing Weiyi não gostava de doces? Por que trouxe novamente?”
“Notei que Vossa Senhoria gostou”
“Ransi, você tem tanta consideração”
Enquanto está organizando os pratos na mesa, faço outra pergunta: “Por que veio somente me ver e não a Jing Weiyi pela manhã? Se ele descobrir que o ajudou, irá certamente ficar grato a você. Talvez possa até começar a amar você”
Ele coloca a tigela de congee em frente a mim: “Eu gostaria mesmo de saber porque Sua Alteza resolveu planejar sua morte para fugir e saber mais sobre a rebelião, mas minha prioridade deve ser como fazer Vossa Senhoria deixar esse corpo. além disso, não foi fácil para ele fugir, então, de repente, me ver assim…”
Fico olhando para ele e digo gentilmente: “Ransi, por que você o ama? Desconsidera tudo o mais para salvá-lo e ainda agora está tentando fazer o que é melhor para ele, indo tão longe a ponto de querer me exorcizar. Pena que ele não vai pensar sobre todo o bem que fez por ele”
“Tenho muitos motivos para fazer isso. O motivo maior é que quero saber a verdade de todo esse negócio. Para começar, fui eu quem armou esse enredo para investigar Sua Alteza e, depois que foi enviado para a prisão, verifiquei minuciosamente as evidencias para descobrir que muitas partes são bastante suspeitas. Percebi que Sua Alteza, ao confessar todos os crimes, era muito estranho. Talvez esteja ainda preocupado com o fato de que este caso tenha sido inclinado para uma acusação injusta do Príncipe Huai”
Ao dizer essas palavras, sua expressão fica um tanto séria. São todas palavras muito sinceras.
“Você o ajudou a fingir sua morte para escapar. Não é crime enganar o Imperador?”
“É por isso que não sou um oficial leal. Coloquei muito peso no que é certo e errado, se cometeu o crime ou se foi uma falha. Existem muitos tons de cinza dentro da Corte Imperial, mas em seu âmago, não se pode ser descuidado”
Esfrego minha bochecha. Quando ele diz essas palavras assim, muito seriamente, me lembra muito o Tutor Imperial Liu. Está me dando uma dor de dente. Mas Liu Tongyi é muito mais bonito que o Tutor Imperial Liu. Mesmo com o rosto impassível, é ainda mais gracioso e atraente.
Com minha bochecha na minha mão direita, vejo suas sobrancelhas franzirem enquanto continua falando sobre tudo o que tem a ver com o príncipe e sou tomado, repentinamente, pela necessidade de detê-lo. Assim, quando está abrindo a boca mais uma vez, diminuo a distância entre nós dois, antes que ele tenha tempo de se colocar em guarda, rapidamente cubro sua boca com a minha.
Uma vez, estranho. Segunda vez, familiar. Terceira vez, praticamente natural. Eu o beijo por um tempo antes de soltá-lo.
“Ransi, não vamos falar sobre Jing Weiyi. Sua alma vai desparecer em breve. Mesmo que esteja fazendo isso com a intenção de salvá-lo, deve falar mais sobre mim”
Examino sua expressão ao me afastar dele. Pego sua manga: “O que? Você está bravo?”
Liu Tongyi parece o mesmo e isso me fez sentir um pouco desanimado. Eu me sento novamente para beber o congee e ele troca os pratos para que haja outro tipo de comida na minha frente.
“Já descobri um pouco, mas é verdade. Não posso estar totalmente certo da identidade de Vossa Senhoria a partir dessa noite”, ele endireita o pavio da vela: “Ontem, me disse as condições de sua morte. Essa cela não teve tantas pessoas nela e li todos os registros relacionados. Porém, quanto às causas das mortes daqueles que estavam trancados lá, os registros do Ministério da Justiça não podem estar certos. É por isso que mais verificação se faz necessária”
Não se digna a dizer nada sobre a possibilidade de que pode não ser capaz de resolver isso de forma alguma. Agora está em Suzhou, não pode ir ler os registros mantidos na Capital. O que quer dizer com ‘verificação’ poderia, nada mais ser, do que observar mais o que eu digo e, a partir daí, tentar extrair a possível verdade, isso é tudo.
“Ransi, está uma linda noite. Na sombra das cortinas da cama, sob a colcha de seda, posso te contar tudo”, fico olhando para sua expressão e acrescento: “Se achar difícil ajustar, apenas finja que eu sou ele, por enquanto. Me chame de Chengjun, não me importo”
Com seu rosto perfeitamente inalterado, Liu Tongyi diz: “Príncipe Huai uma vez conheceu um Sr. Chu com quem compartilhava a cama com frequência”
Ãh?
“Sr. Chu era, na verdade, um espião. Permanecendo ao lado de Sua Alteza, sob ordens imperiais, para encontrar evidências de sua conspiração. Mas ficou ao lado do Príncipe Huai por um longo tempo sem conseguir encontrar uma única prova decente”
Hun, bem…
Ele termina com um suspiro: “Isso é o suficiente para provar que conversar de travesseiro não são confiáveis em absoluto. Não há necessidade de tentarmos”
***
Na manhã seguinte, abro a porta escondida na parte de trás do pátio e entro no pequeno jardim de Liu Tongyi.
Ele me disse que é a única pessoa que fica na casa e que não tem um único servo com ele. No pátio, três quartos ficam atrás da sombra de bambu verdade, as portas estão abertas, assim como as persianas das janelas. Na ponta dos pés, sigo para a janela para encontrar Liu Tongyi lá dentro, sentado atrás de uma mesa, lendo alguma coisa. Quando olha para cima e me vê do lado de fora, parece bastante assustado.
Não digo nada e manco até a porta, arrastando minha perna aleijada atrás de mim. Liu Tongyi se levanta lentamente, com as mãos na borda da mesa.
“Ransi, consegue adivinhar quem sou eu?”
Sua expressão muda drasticamente: “Por que Vossa Senhoria está aqui pela manhã?”
Observando seu rosto, sinto uma espécie de ciúme indescritível surgindo em meu coração, mas finjo indiferença: “Queria ver como você se parece durante o dia, então eu vim”
Continuo um pouco depois: “Não se preocupe: a alma do príncipe está indo bem. Está tão fraca agora, se eu deixá-lo dormir um pouco mais agora, vou ter mais tempo antes que ele desapareça. É bom para ele”
Só então as feições de Liu Tongyi suavizam de volta para calma. Olho para as coisas em sua mesa: são dossiês e livros.
“Ainda está trabalhando, mesmo estando em Suzhou?”, pego um livro e folheio: “E ainda diz que não é um oficial leal – é obviamente um chanceler que trabalha até os ossos, não?”.
Coloco o livro de lado e vejo uma pilha de papel. Abaixo de um monte de papel, surpreendentemente, há uma enorme pilha de desenhos. Eu os abro. Alguns são desenhos detalhados, outros são golpes ásperos, mas não importa qual olhe, há folhas e galhos de salgueiro neles, bem como uma pessoa.
Todos os desenhos são de uma silhueta de costas ou um perfil vago. Nenhum tem seus recursos desenhados em detalhes. A pessoa está em um vestido longo ou em uma túnica oficial, em pé ou sentada. A pose e o cenário em cada um são diferentes, mas posso dizer que sim, é a mesma pessoa. Alguns dos desenhos tem até poemas escritos neles.
“Não me diga que são todas pinturas suas que JingWeiyi pintou?…”
Liu Tongyi não me responde. Ele admite sem palavras.
Folheio um pouco mais de páginas e digo com sinceridade: “São tão ruins, a caligrafia é feia, e os poemas… como podem ser tão horríveis?…”
Ele permanece quieto.
Caridosamente, desisto de mais alguma avaliação desses desenhos: “É por causa que seu príncipe te mostrou isso que está tão determinado a amá-lo?”
“Foram encontrados no chamado ‘local secreto’ do Príncipe Huai, onde se supunha que escondesse as evidências da sua conspiração. Além disso, não havia mais nada naquela gaveta secreta”
Então, depois que Liu Tongyi viu essas pinturas, ficou comovido e assim que se apaixonou por Jing Weiyi?
Digo a ele: “Aquele que ele realmente ama é Yun Yu”
Sua expressão permanece fria: “Eu sei”, ele empilha as imagens que revirei, uma por uma: “O Príncipe Huai uma vez confundiu com quem seu coração estava amarrado. Essas pinturas foram feitas quando estava em confusão. Mais tarde, outras coisas prevaleceram e ele as colocou em um local secreto”
Um gosto que não consigo descrever flui para a parte de trás da minha língua. Eu ri: “Coisas feitas com falso afeto é melhor que sejam ignoradas. Um monte de coisa terrível, desenhos terríveis, poemas terríveis. Até as coisas que escrevi, quando era um velho, eram, de longe, muito melhor do que isso”
Os papeis são cuidadosamente empilhados de volta na mesa. Coloco minha mão em cima da dele: “Ransi, vou desenhar para você. Desenharei de todo meu coração, definitivamente farei um trabalho muito melhor. Vai me amar, então?”
Liu Tongyi se volta para mim e há um tipo especial de impotência em seu olhar: “Por que está dizendo isso, Vossa Senhoria?”
Por que? É provavelmente porque quando vi o olhar no rosto desse sujeito testemunhando a morte do outro não pude evitar de sentir inveja.
Apenas quando morri e me tornei fantasma percebi que a coisa mais preciosa do mundo, mais difícil que está por vir é o amor incondicional e sincero. O príncipe não apreciava o que há de bom nesse chanceler, então, o que há de errado se eu quiser ocupar seu lugar manter Liu Tongyi comigo?
“Por que eu te amo”
Uma vez mais, Liu Tongyi dá uma espécie de sorriso generoso e indulgente. De repente, levanta a mão, antes que eu possa reagir, sinto sua palma na minha cabeça, esfregando uma vez. Dou um passo atrás, a frieza de sua manga permanece em minha bochecha.
“Desculpe-me, foi um momento em que não consegui me segurar”
Está um pouco congelado no lugar, olhando para meu rosto. Ele solta uma respiração e dá outro passo em frente, levantando novamente a mão e acariciando minha cabeça. É um pouco mais baixo que este corpo, mas fazendo esse gesto, parece muito natural.
“Vossa Senhoria, quantos anos faltavam para atingir a maioridade? Seis anos? Sete ou oito, talvez?”
Enquanto ainda estou estupefato, não pude deixar de escapar: “Apenas cinco anos. Tenho sido um fantasma por tantos anos, assim, não é estranho falar da minha idade em vida?”
Liu Tongyi fica quieto. A maneira como me olha, finalmente, apresenta mudanças, há um pouco de pena misturada ali.
Fico sóbrio imediatamente: “Adivinhou quem eu sou?”
Ele cai de joelhos: “Sua Alteza, por favor, perdoe minha indiscrição anterior”
Eu me curvo para ajudá-lo: “Levante-se. Não sou nada mais do que herdeiro de um Grã Príncipe. Nem sou tão aristocrático quanto um Tio Imperial, assim como Jing Weiyi. Não é preciso usar tal cerimônia comigo. Apenas se conduza diante de mim como está acostumado”
Uma vez que se levanta, coloco minhas mãos atrás das minhas costas e suspiro: “Ransi, eu perdi. Vou retroceder e manter a minha promessa”, olho mais profundamente para ele: “Mas… não sei como sair do corpo de Jing Weiyi”
Sentindo-me um pouco satisfeito com sua mudança de expressão decepcionada, coloco uma cara de claramente transmite ‘embora gostaria de partir, não há nada que eu possa fazer’.
Depois de ficar um tempo ali, parado, Liu Tongyi se vira, calmamente, e depois se afasta. Arregaça as mangas, pega uma cadeira e a coloca no terraço, depois entra e pega outra cadeira.
Fico olhando surpreso, quando ele termina de mover as cadeiras, saiu então para mover a mesa, trazendo o fogareiro, bule, xícaras e pires para fazer o chá. Por fim, traz alguns lanches para acompanhar o chá de algum lugar.
Ele me arrasta para o terraço e faz com que eu me sente. Pego uma massa folhada de farinha de lótus em transe e fico olhando fixamente para Liu Tongyi enquanto ele serve o chá.
Diz, ao me dar um tapinha na cabeça: “Não importa, se não conhece um caminho, posso levar algum tempo para descobrir uma maneira com Sua Alteza”
Mordendo a massa enquanto eu o vejo sentado em frente a mim, ainda não tenho ideia do porque sinto todos os pelos deste corpo se arrepiando.
Começa a conversar comigo suavemente: “Por que Sua Alteza foi levada para a prisão? No que diz respeito a esse pedaço de história, os registros são extremamente precários. Tudo o que diz é que o herdeiro do Príncipe Chen ‘ofendeu’ o Imperador, foi levado para a prisão e morreu de uma doença repentina em dois dias”
Ah, foi uma doença repentina, no final de tudo. Dei a ele um sorriso: “A razão é basicamente como você descreveu”
“Os registros diferem da verdade, então? Estaria Vossa Alteza incapaz de subir aos céus por causa de sua acusação?”
“Não. Como você disse antes, às vezes, não existe certo ou errado, preto e branco. Só queria acabar com tudo, mas infelizmente, fantasmas enforcados permanecem no lugar até que outro enforcado tome seu lugar”
Liu Tongyi continuou perguntando: “Como você ofendeu o Imperador, Alteza?”
Penso sobre isso por um momento: “Já faz tantos anos que quase me esqueci qual foi o motivo. Mas, vou perguntar uma coisa: se você puder responder com sinceridade, posso ser capaz de lembrar”
Ele diz com franqueza: “Por favor, vá em frente”
Olho em seus olhos e pergunto claramente: “Por que você ama Jing Weiyi? Por que não pode me amar em vez disso?”
Ele sorri: “Gosto muito de você”
“Você não me disse a verdade. Nesse caso, não temos mais nada sobre o que falar”
“Não estou mentindo. Se for esse tipo de amor… então é verdade que eu não saiba se, de fato, amo o Príncipe Huai”