Imperial Uncle - Capítulo 63 - Extra 6: Salgueiro Pintado
Liu Tongyi adiciona um pouco mais de chá à sua xícara.
“A casa em que Sua Alteza atualmente reside se chama Residência Autumnal. Foi deixada para trás pelo meu falecido pai. Quando estava gravemente doente, acidentalmente tropecei nele escrevendo em segredo e assim descobri que tinha o pseudônimo de Autumnal Hills e que escreveu contos heroicos sob esse nome. Na época, tinha a mesma idade que você tem agora, fiquei bastante chocado quando descobri sobre isso. Meu falecido pai era uma pessoa reservada e honesta, eu nunca poderia ter imaginado que ele tinha outra camada em sua identidade. Depois que faleceu, a única pessoa que sabia disso e dessa casa era eu. Vasculhei por toda parte e consegui ler todas as histórias que já escreveu, até rastreei outros livros e contos. Mais tarde, meu avô me levou de volta para a Capital, não me atrevi a dizê-lo. Isso porque meu avô, meus tios, bem como aqueles funcionários e acadêmicos diziam que livros de aventuras e de heróis eram escritas da classe baixa, suja e aqueles que as escreviam eram humilhação para os sábios, de baixo caráter moral”
Ele diz que, pelo contrário, sentiu que as histórias eram bem escritas, melhor que muitos ensaios adequados, mas ele sabia que estava violando os ensinamentos dos sábios – entre seu avô e seu pai, a quem ele deveria endossar? Ao longo dessa luta interna, continuou a encontrar mais histórias para ler. Mesmo quando foi a um banquete no Palácio ao lado de seu avô, procurou por um momento para ler. Foi quando, acidentalmente, conheceu Jing Weiyi.
“Na época, Sua Alteza me disse que amava os livros do autor Autumnal Hills. Analisou contos heroicos tão seriamente quando alguém analisa uma escrita recomendável. Só então percebi que, sejam aventuras ou clássicos, eram escritos por pessoas para expressar seus sentimentos, é só que suas formas de expressão eram diferentes. Numa escrita não há certo ou errado, nobre ou humilde, apenas sinceridade ou insinceridade. E quando se trata disso, todas as razões que surgem para gostar ou não de algo dependem apenas da preferência de alguém”
Diz que, mais tarde, no dia do aniversário da mãe do Príncipe Huai, foi dar os parabéns ao lado de sua própria mãe e queria falar mais sobre o assunto de aventuras heroicas com Jing Weiyi. Mas, quando sua busca o levou para o jardim dos fundos, encontrou o tio brincando na neve com os sobrinhos príncipes.
Estava de pé sob o beiral e quando, de longe, espiou Jing Weiyi pegado cada um dos príncipes na neve, cada um por sua vez, quebrando galhos carregados de flores de ameixa, de repente entendeu o que seu avô quis dizer quando disse que os Lius e o Príncipe Huai não eram pessoas que seguiam o mesmo caminho. O que viu naquela época era algo tão fora do comum de uma pintura, mas estava destinado a ser nada mais do que alguém que apreciaria essa pintura.
Algumas das lições da vida levam apenas um momento para serem totalmente compreendidas. Desde então, ele só apreciou de longe. Aqueles que estão de fora de uma situação podem ver muitas coisas com mais clareza do que aqueles que estão dentro e indiferentes.
Tais como suas preferências, como seus hábitos, como quem sempre esteve ao seu lado, quem realmente é mais adequado para ele do que aquele que ele ama?
Minhas gengivas estão um pouco doloridas e minhas sobrancelhas franzem: “É por isso que disse a ele que a pessoa que ele realmente ama é Yun Yu?”, eu de repente começo a sentir como se um halo tenha começado a crescer na parte de trás de sua cabeça.
(*halo: círculo de luz; auréola de luz que aparece na cabeça da representação de pessoas santificadas ou anjos)
“Talvez acredite que, fazendo isso, é especialmente nobre, especialmente empático, como se você estivesse pisando em nuvem e prestes a subir ao céu como um imortal?”
“Aquele que ele ama não sou eu. Não quero ser colocado em uma posição desfavorecida. Na realidade, sou um pouco egoísta e temo por inconvenientes”
Pego um pedaço de bolo e coloco na minha boca sem palavras: “Agora que você o salvou, não é mais um expectador?”
“O pergaminho estava prestes a se dobrar e eu, como expectador, optei por colocá-lo plano, isso é tudo. Não quero perder a chance de até mesmo olhar para ele”
Estou totalmente sem palavras agora – o halo atrás da cabeça é tão brilhante que deslumbra meus olhos.
“Esqueça. Ao invés de ficar tão cansado olhando para ele, por que não me deixa te amar? Você pode vir me amar, então. Isso é muito mais simples. Eu mato Jing Weiyi agora, você e eu podemos ter um novo começo”
A expressão de Liu Tongyi de repente se escurece.
Eu ri com vontade: “Estava apenas brincando. Já que disse a verdade, te digo uma forma de me exorcizar”
Levanto e tiro as migalhas de minhas roupas: “Vá e colha alguns galhos de pessegueiro. Cozinhei-os com vinho amarelo e faça seu príncipe beber. Assim não poderei ficar: madeira de pêssego expulsa fantasmas e não fará mal nenhum a ele”
“Mas… e você?…”
“Simplesmente estarei fora de um corpo, mais uma vez e me tornarei um fantasma errante, só isso. Se você se sente grato, então queime algum papel-moeda e acumule alguma virtude para me beneficiar. Talvez então eu consiga conhecer o submundo. Mas, já estou bastante satisfeito por considerar o que vai acontecer comigo”
Entro no pátio e dou uma olhada ao redor. Liu Tongyi ainda está de pé na galeria.
“É melhor sair para encontrar os ingredientes e me fazer beber antes do pôr-do-sol de hoje. Caso contrário terá que esperar até amanhã”, eu me viro: “Espero por você na porta ao lado”
À tarde, ele aparece com o que combinamos. Aperto os olhos para o vinho e o ramo de pêssego em suas mãos. Olho para o céu e percebo que ainda é cedo para o sol se pôr. Pego um pequeno fogareiro com uma panela para que Liu Tongyi comece a cozinhar o vinho. Fico parado ao lado observando.
Quando o vinho amarelo é derramado, sua fragrância sobe ao ar. Ando ao seu lado, passo meus braços em volta dele e o beijo novamente. Sua expressão muda e eu o solto.
“Oh, isso não é nada demais. só estou achando um pouco difícil. Logo não terei mais a chance de beijá-lo novamente”
“O que realmente aconteceu com você naquela época?”
Sento na escada: “Não é o suficiente eu ir embora? Por que fazer tantas perguntas?”
“Já que vai embora de qualquer maneira, por que não me contar?”
Sorrio, mas ainda não digo nada.
O vinho preparado foi servido. Eu me aproximo, pego e despejo em uma tigela. O líquido se torna manchado pelo pôr-do-sol. Tiro uma página enrolada da manga e entrego a Liu Tongyi, meus olhos fixos nele quando abre.
“O que você acha? Minhas habilidades de desenho são muito melhores do que Jing Weiyi, não são?”
É uma cena na neve, desenhei usando o que ele me disse hoje mais cedo. É ele jovem, de pé na galeria, assistindo Jing Weiyi e os príncipes brincando com os ramos de ameixa. Não sei como ele era quando jovem, desenhei por especulação, mas acredito ter atraído com boa semelhança, assim como o outro fez.
“Você pensa nele como uma pessoa dentro de uma pintura, então, certamente, outra pessoa também pensa em você como se também estivesse dentro de uma pintura”. Só queria mesmo dar a ele esse desenho e dizer essas palavras.
Seguro sua manga: “Ransi, sabe por que estou disposto a partir? Por que quando me disse essas coisas, realmente me apaixonei por você. De verdade”
Os raios do pôr-do-sol se inclinam sobre mim e, por um momento, estou deslumbrado, de alguma forma sentindo como se ele me amasse também, um pouco.
Solto sua manga: “Ah, esqueça. Estava começando a ver se poderia fazê-lo mudar de ideia por pena, mas até mesmo um fantasma tem que cumprir sua promessa”
Levanto a tigela e tomo todo o vinho. Aponto para a pintura em suas mãos: “A inscrição é meu nome de infância”
O corpo está começando a ficar um pouco arejado e leve e todo os poderes que tenho trabalhado duro para acumular estão desaparecendo lentamente. Deito na esteira de bambu.
Liu Tongyi agarra minha manga: “Você…”
De fato, quando você adivinhou quem eu era, adivinhou errado. Não importa o quão inteligente seja, teria sido impossível para você acertar.
“Isso mesmo, Zishu era meu nome de infância”
Eu bocejo: “Meu nome é Jing Su. Deveria estar no templo ancestral, desfrutando de incenso e oferendas. Você deveria se referir a mim como Imperador Taizong. Aquele que na verdade acabou governando o Império e indo para o templo foi meu irmão, Jing Yuan. Seu ancestral Liu Jin e minha mãe não me favorecia par ser imperador, não me achava adequado. Portanto, eles me substituíram pelo Príncipe Jin e me trancaram na prisão de pedra como herdeiro do Príncipe Chen”
Jing Yuan e eu éramos gêmeos, mas porque eu tinha nascido momentos antes, tinha a vantagem, tornando-me o herdeiro. Nunca quis isso, em primeiro lugar. Jing Yuan era proficiente nas artes marciais, bom em equitação, arco e flecha, gostava de estratégias de guerra, muito parecido com o pai.
Uma vez até propus a ele que fosse o herdeiro, enfim. Fui sincero, mas ele tratou isso como se eu estivesse tomando precauções contra ele, testando sua lealdade e rejeitou firmemente. O Grande Tutor Liu também disse, na frente do pai, que deveria fazer desse seu filho como um exemplo para as gerações futuras.
Mas, assim que meu pai morreu, na mesma noite em que subi ao trono, minha mãe e o Grande Tutor mandaram alguém me acertar. Quando acordei, já estava dentro da prisão de pedra. Naquela época, a prisão era muito bem escondida, com paredes em todos os cantos e uma única porta, bem pequena.
Minha mãe, o Grande Tutor, bem como dois outros legalistas, tentaram me convencer a deixar o Príncipe Jin tomar meu lugar porque eu não era adequado para ser imperador. Falaram como se o governo ficasse em minhas mãos, o Império dos Jing iria acabar.
A proposta era trocar de posições. Sabia que, mesmo se concordasse, eu nunca teria qualquer paz. Nunca estaria protegido em toda a minha vida. Era preferível acabar com as coisas completamente. Eles estariam à vontade e eu estaria livre.
Não havia guardas vigiando, era o único lá. Acredito que Jing Yuan, minha mãe, o Grande Tutor e os demais, todos, queriam que eu fizesse isso, simplesmente não falaram. Junto com as roupas do meu irmão, que me trouxeram para que usasse assim que concordasse, tinha até um cinto. Era algo que eu tinha dado a ele.
Ele fez até uma piada sobre isso na época, dizendo que o cinto era muito longo, longo o suficiente para fazer dois, mas como cortar um cinto dava azar, esforçou-se e uso de qualquer maneira. Nunca imaginei que seria longo o bastante para que pudesse usá-lo.
Quando estava pendurado no ar, realmente pensei que tudo tinha acabado. Só não tinha pensado que toda superstição sobre fantasmas enforcados – que não eram capazes de reencarnar – fosse real. Morrer assim foi fácil, sofri muito foi logo depois. Se soubesse que aconteceria assim, teria aceitado a vida do Príncipe Jin para viver mais algumas décadas.
Depois de possuir o corpo de Jing Weiyi e sair da prisão, percebi que o reino está bem cuidado. Se fosse eu quem tivesse me tornado imperador, talvez a palavra ‘prosperidade’ não pudesse ser dita.
Se as relações mundanas se assemelham a uma partida de Go, então provavelmente fui sacrificado por causa da partida inteira. É verdade: tenho queixas que não consigo simplesmente engolir.
A mãe que me deu à luz, que me criou, que sempre me amou e foi gentil. O Grande Tutor que sempre me ensinou com sinceridade para me tornar um governante sábio. Jing Yuan, meu irmão, com o qual eu era inseparável quando éramos crianças – tudo isso era falso.
Existe bondade verdadeira no mundo?
Agora sei que existe, apenas eu mesmo não tive a chance de ver.
Verdade é que, uma vez que o feitiço da madeira de pêssego me forçarem para fora, não sei o que vai acontecer. Já deixei o corpo do príncipe. Parece que vou desvanecer pala longe como uma onda de fumaça.
Vou desaparecer como uma névoa? Ou finalmente acordar no submundo? Eu não sei mais.
Vou ter outra vida, só desejo ter alguém que estaria me pintando, ou melhor ainda, estaria na pintura ao meu lado.
_____________________________________________________________
Notas finais dessa Humilde Eu Tradutora PtBr ????????
Obrigada por ter chegado ao final desta leitura. Agradeço também por votar e comentar em cada capítulo. Fico imensamente feliz pelo retorno dado pelos leitores.
Muita coisa ficou muito confusa: os parceiros do Imperador, a origem de Yun Yu, que negócio foi aquele das máscaras?
Sobre esses extras: desnecessários. É quando o autor não quer largar a história de jeito nenhum.
Mesmo assim, missão dada é missão cumprida. Completei mais uma obra que estava parada.