Died before the Wedding - Capítulo 1
Certa vez, ouvi o juramento do jovem que não conhecia a altura do céu.
Ele disse: Eu vou te amar pelo resto da minha vida.
Perguntei: Como você vai me amar?
Ele disse: Se você chegar à Ponte Naihe, não se apresse em tomar a sopa e espere que eu passe e te beije teimosamente na frente da Vovó Meng.
Isso seria um beijo mais longo do que uma vida inteira.
Eu disse: Como você sabe que eu irei antes de você?
Ele disse brincando: Você tem ficado acordado até tarde digitando códigos o tempo todo. Seu fígado certamente secou, provavelmente morreria antes de mim.
Então, o breve juramento terminou quando eu o chutei da mesa do computador.
Se ele tivesse ousado faze-lo, provavelmente a Vovó Meng não teria deixado ter um bom parto e choraria se renascêssemos como um gato e um cachorro que tem que procriar de maneira diferente.
(Ponte Naihe ou Narakade: acredita-se que seja a ponte onde as pessoas entrarão para sua próxima vida. Na ponte, haverá uma senhora chamada Meng Po que dará aos espíritos uma tigela de sopa, que ajuda a esquecer as memórias da vida passada)
***
A cidade era um poço do pote venenoso misericordioso, permitindo que os insetos mais fracos definhassem em um pequeno canto, sem ter que ver e participar da seleção natural essencial.
Eu era um programador comum sem talento e pensei que um cantinho como esse seria o suficiente. Nem ocupado, nem ocioso, mas ainda pude sentir um pouco da felicidade que até as pessoas comuns mereciam ter.
Pensei que era comum o suficiente para poder acompanhá-lo por toda a vida, pensei que era comum o suficiente para trabalhar até me aposentar e pensei que era tão comum que as chances eram de uma em um milhão de me separar dele…
Pensei que era tão comum que a morte estava longe de mim.
Pelo menos eu tinha ido tão longe a ponto de planejar segurar suas mãos para sempre e depois assistir depois de toda vida que passei deixada no livro de notas finais.
Mas eu morri antes do nosso casamento.
***
Eu não deveria ter acreditado em bobagens fictícias.
Na verdade, a morte foi muito dolorosa, embora tenha sido apenas um momento muito curto, a dor naquele momento foi penetrante.
A dor restante era tão vívida que esqueci que estava morto.
Até que o vi, parado na frente do meu túmulo com um guarda-chuva preto, calado, como se fosse apenas mais uma estátua.
Ele nem comprou um novo conjunto de terno. Fui pessoalmente com ele à velha loja de trajes, onde a placa da porta foi sobreposta pelos anos, dizendo agora ‘Sob Medida’.
Vi meus pais jogarem seus guarda-chuvas e agarrarem sua gola como se estivessem enlouquecendo, e o bordado de noivo hardanger foi agarrado até ser torcido.
(bordado hardanger: forma de bordado tradicional, trabalhado com linha branca em linho ou tecido branco)
Meus pais nunca concordaram com nosso casamento, do começo ao fim, e ninguém sabia quanto esforço eu tinha feito para trazê-lo para conhecê-los.
Agora esses esforços foram em vão e minha lápide foi erguida sob a chuva. Acontece que segui para estar com ele e morri.
Não fazia sentido: morri em um acidente de carro e não teve nada a ver com estar com ele.
Mas você não pode forçar um pai, que acabou de perder um filho, a ser racional e calmo e provavelmente levou toda a sua força apenas para agarrar o único culpado que eles tinham para derramar sua dor, raiva e ódio com seus magros e ossudos braços.
Exceto por mim, todas as pessoas que estavam aqui presentes eram lamentáveis.
Não conseguia ver suas expressões, apenas suas costas longas e solitárias na cortina de chuva.
Eu poderia imaginar que ele estava pedindo desculpas.
***
Não conseguia tocar em nada. A diferença entre mim e o ar provavelmente é a que ainda tenho alguma consciência.
No entanto, a dormência deixada pela dor excruciante que lavou meus nervos não se dissipou por dias. Eu não conseguia lembrar meu nome nem o nome dele.
Ele ficou no local do enterro debaixo de chuva e, quando a equipe de limpeza chegou, já havia limpado tudo o que podia.
A equipe chamou seu nome: “Lamentamos que nosso atraso tenha te causado problemas desnecessários e também estamos tristes com a morte de seu ente querido, por isso o isentamos de parte das despesas do funeral, Sr. Xie Chenmin”.
***
Lembrei-me.
Meu nome era LinChu e o nome dele era Xie Chenmin.
Eu estava usando meu crachá do Departamento de Supervisão do Conselho Estudantil e fui limpar a bagunça dos alunos brigando pro causa de um jogo em uma quadra de basquete coberta quando encontrei um aluno entusiasmado que tomou a iniciativa de ajudar com a limpeza.
Eu disse: “Olá, colega, obrigado por seu apoio ao trabalho do Conselho Estudantil. A fim de te dar algum incentivo, gostaríamos de deixar um elogio no seu boletim online oficial. Qual o seu nome?”
Ele sorriu e disse: “Xie Chenmin, classe 1 de Administração de Empresas. Ano 19”.
Abaixei lentamente a cabeça olhei as mensagens no meu telefone. Estava escrito que, de acordo com os alunos na cena, aquele que deliberadamente provocou a disputa com palavras era certamente uma pessoa, o capitão do time de basquete, da classe de Administração, ano 19: Xie Chenmin.
Era improvável que esta classe tivesse dois nomes idênticos por coincidência.
Após a luta, ele realmente ficou aqui com calma e ajudou a limpar tudo. Esta foi a primeira vez que algo assim aconteceu durante meus dois anos como oficial.
Mas o que eu lembro bem sobre ele foi o que ele disse quando apontou o dedo para mim depois de ter sido repreendido e humildemente admitiu seu erro: “Não se esqueça, vocês vão me deixar um elogio, fiz uma gravação disso”.
Fui repreendido pelo chefe do Departamento por isso.
Em suma, à primeira vista, ele não me deixou com nenhum vislumbre de uma boa impressão.
***
Lembrei agora.
Tentei chamar seu nome novamente, mas nada saiu.
Eu estava morto.
A maior misericórdia que Deus poderia me dar era que minha alma permanecesse na terra e ainda pudesse zelar por ele. Não havia razão para eu ter cinco sentido e o sexto sentido de um ser humano normal.
Ele voltou para casa. Se isso pudesse ser chamado de lar.
Adotamos um esquimó americano e ele o chamou de ‘Lin Zhaocai’.
Eu não entendia porque ele tinha que usar meu sobrenome e um nome de tons terrosos (já que o cachorro é branco), mas ele o chamava assim há cinco anos.
Zhaocai rapidamente abanou o rabo e veio ao seu encontro. Teve que subi em seu colo e receber um tapinha antes que descesse e então ficou lá e continuou a abanar o seu rabo nada lisonjeiro, olhando na direção da porta.
Estava esperando por mim.
Achava que a única forma de dar boas-vindas ao dono da casa era receber dois tapinhas na cabeça.
Provavelmente porque não esperou ontem, nem anteontem, nem no outro dia, dessa vez estivesse mais persistente. Estava inclinando a cabeça em direção à porta e descansando o queixo nas patas enquanto esperava por mim.
Xie Chenmin foi sozinho para o quarto, do banheiro para a cozinha. As luzes da sala brilhavam alternadamente na noite escura da cidade, mas Zhaocai ainda estava deitado, imóvel.
Ele calçou os chinelos, aproximou-se e entregou ao cachorro sua tigela de arroz e disse: “Zhaocai, pare de olhar, vamos comer”.
O outro olhou para ele e a luz deu aos seus perplexos olhos de obsidiana algumas estrelas brilhantes.
(obsidiana: um cristal negro)
Ele choramingou miseravelmente.
Parecia estar perguntando: ‘e a outra pessoa? Porque ele desapareceu? Para onde ele foi? Você o irritou de novo, não foi?’
Xie Chenmin ainda não disse nada e não pensou profundamente sobre o que um cachorro latindo estava tentando transmitir.
Zhaocai teve medo de que ele não entendesse, então se levantou e latiu mais algumas vezes.
Ele sabia que o cachorro tinha medo do escuro, assim colocou a mão no interruptor da porta: “Se você não comer eu apago as luzes”.
***
“Se você não comer, eu desligo a energia”.
Essa foi uma das coisas mais frequentes que ele me disse na faculdade.
Para um programador, enfrentar uma pilha de códigos nãos salvos e um homem com a mão no plugue de energia era um pesadelo miserável e desumano.
Xie Chenmin me proporcionou esse pesadelo todos os dias.
Ao rastrear o pesadelo de volta à sua fonte, tive que me questionar todos os dias, porque continuei a ser responsável por acompanhar Xie Chenmin? Era para expiar meus pecados passados?
Ele me disse que não fazia isso de propósito, mas que o adversário estava sempre pregando peças sujas e ferindo seus companheiros de equipe, cometendo falhas que de alguma forma ainda seguiam as regras, então ele estava com raiva.
Só o diabo acreditaria em suas besteiras.
***
O curso de Administração de Empresas era famoso em nossa Universidade. Incontáveis alunos brilhantes quebraram suas cabeças e se espremeram para serem admitidos aqui.
Seguindo os desejos compulsivos de meus pais, entrei nesse promissor curso e depois fui transferido para o Departamento com a primeira colocação no curso.
Havia um curso com ‘cauda de fênix’ que toda escola de prestígio tem.
(cauda de fênix: nem pior nem melhor, apenas não procurado pela maioria)
Para a nossa Universidade era Ciência da Computação.
Meu pai ficou com tanta raiva que comprou uma passagem de avião e veio no mesmo dia.
***
Ele, o cara bonito que estava exibindo seu brilhante ID do Departamento de Gerenciamento, ainda estava me assombrando, que era um ano mais velho e em um departamento diferente do dele.
Ele me disse que me admirava como um sênior.
Eu estava mastigando a refeição que ele trouxe para mim e pensando que seu gosto era muito pesado.
Ele disse que não tinha ideais e achava que as pessoas com ideais eram brilhantes. Então achou minha história de mudança de departamento corajosamente incrível.
Mastigava aquela refeição que era salgada o suficiente para separar paredes do meu corpo.
Eu não poderia dizer a ele que realmente não tinha nenhuma aspiração e que na verdade havia mudado de departamento para que meus pais soubessem o quão incrível eu sou.
E que eu também poderia decidir sobre minha própria vida.
_____________________________________________
Nota dessa Humilde Eu Tradutora Pt Br
Imagens bordado hardanger
Imagens da Raça Esquimó Americano
Estou passando por um luto recente não sei se é o melhor momento para ler isso