Died before the Wedding - Capítulo 2
Zhaocai o ignorou.
Sem comer nada da sua ração, correu para meu quarto e se aninhou em uma bolinha fofa na minha cama, encurvou a cabeça sob a colcha para sentir meu cheiro. Um protesto pratico contra a pretensão de Xie Chenmin de não entender suas palavras.
Nossa casa tem dois quartos, que foram reservados para nos acalmarmos depois de conflitos.
Eu costumava trabalhar em códigos dia e noite e ele costumava ficar bravo com isso. Este homem se expressou de maneira indireta; disse que o som feito por eu trabalhar digitando no teclado estava atrapalhando seu sono.
Sei que ele queria mesmo era que eu descansasse mais cedo, mas o que ele disse sem dúvida me colocou no lado errado.
Na verdade, para não incomodá-lo, reduzi o brilho da tela para o nível mais baixo e me movi o mais suave e lentamente que pude. Como resultado, senti que meus olhos estavam se deteriorando e minha eficiência era tão rápida quanto uma tartaruga.
Ele disse que não queria que eu ficasse na sala fria o tempo todo para trabalhar, mas ao mesmo tempo achava que eu estava atrapalhando seu sono ao seu lado. Para ser sincero, fiquei um pouco ofendido.
Mas não fiquei com raiva, apenas desliguei o computador e disse: “Ah!”, depois levei o aparelho para outro quarto. Fiquei acordado até meia-noite quando ele veio até mim.
Gentilmente colocou um copo de leite quente na minha mesa, esfregou os dedos por um longo tempo e me pediu desculpas.
Não tive tempo de prestar atenção nele.
Ele apenas ficava deitado ao meu lado ou em algum outro lugar, assim como Zhaocai, que não tinha nada para fazer, navegando silenciosamente no Weibo ou jogando.
Acontece que, depois que terminei a etapa crucial de depuração, ele me mostrou algo engraçado que viu e tive que parar depois de rir. Ele tentou fingir que não estava com sono e que estava de bom humor.
Muitas vezes eram duas ou três da manhã quando eu saía da minha concentração.
Depois disso, sempre que eu chegava em casa para trabalhar, ele reclamava, como da primeira vez, de forma consistente e repetida.
Esse era um truque muito astuto, porque eu não queria que ele ficasse acordado até tão tarde.
E eu não podia expulsá-lo e dizer que estava me irritando. Para ser razoável, ele ficou quieto ao meu lado e não me afetou em nada.
E desligou o computador às onze horas.
Nunca adie para a noite o trabalho que poderia ser feito durante o dia. com o nível de trabalho duro que eu fazia na empresa durante o dia, meus colegas achavam que o vestibular ainda não havia terminado.
Discutíamos sobre coisas triviais como essa.
Assim como ele me culpou por esquecer de lembrar o restaurante de não colocar pimenta ao pedir comida para entrega e também pelo celular que sempre estava no modo ‘não perturbe’.
Culpei-o por deixar o ar-condicionado ligado à noite e soprando até acordar de manhã e por ficar chateado pro ter que ligar para ele para confirmar toda vez que chegava ao escritório.
Amigos e colegas que nos conheciam costumavam brincar sobre como diabos nós dois chegamos tão longe, gerando eletricidade para esse amor?
Também não sabíamos porquê.
Assim que comia alimentos condimentados, minhas amígdalas ficavam inflamadas e doíam tanto que eu nem conseguia falar. Ele me enviava diariamente WeChats para me lembrar que remédio tomar, como estava o tempo e se deveria levar ou não guarda-chuva ou adicionar mais roupa, como eram as condições do trânsito, qual lanchonete ou restaurante pela estrada eram mais confiáveis e saudáveis… mensagens essas que eu não conseguia ver porque meu telefone estava no modo ‘não perturbe’.
Na verdade, nós dois sabemos os motivos e, sem perguntar muito, nós nos reunimos assim.
***
Xie Chenmin acendeu a luz do quarto e Zhaocai, que estava enrolado e tremendo no escuro, ousou levantar a cabeça.
Embora estivesse com medo, ainda tinha que protestar. Esse cachorro tem uma personalidade forte e era muito teimoso.
A colcha foi levantada e Zhaocai levantou-se inesperadamente. Ele viu o outro se enterrando sob as cobertas e se enrolando com força.
Zhaocai olhou para ele.
“Você não é capaz de não ter mais medo? Vá, apague as luzes”.
O cachorro não entendeu e inclinou a cabeça para ele.
Com sua esperteza, parecia ouvir algo irreversível no tom de Xie Chenmin. Então o carinha perdeu a paciência, arranhou as costas do outro e lambeu sua nuca.
Porque havia o cheiro de dois mestres aqui, Zhaocai finalmente se sentiu um pouco mais à vontade e aninhou-se ao lado dele para mergulhar em um sonho.
As luzes ficaram acesas a noite toda.
***
Zhaocai já teve um gato; um gatinho cujo nome foi cruelmente decidido por Xie Chenmin, chamado Xie Jinbao.
(jinbao: joia ou precioso)
Com a experiencia anterior com o cachorro, não fiquei surpreso com o nome Jinbao.
O vergonhoso nisso é que ele até fez uma etiqueta com o nome do animal personalizada, que foi pendurada no pescoço para mostrar o quanto o dono os apreciava.
Jinbao era um gato laranja com a orelha em pé que encontrei na rua. Um pequeno pacote de miséria que parecia que ia morrer. Mas estava tão alerta que guinchava como seu último suspiro quando o peguei.
Quando foi trazido para casa, o rosto grande de Zhaocai era frequentemente arranhado. Mas quando Jinbao ficou um pouco mais velho, começou a ficar pegajoso. Estava mais próximo do cachorro do que dos dois donos.
Na mente de Zhaocai, todos estavam em pé de igualdade, mas o gato era um pouco superior. Quando o gato vinha pegar sua comida, Zhaocai silenciosamente deixava o gatinho e abanava o rabo para esperar que terminasse de comer; mas Xie Chenmin não conseguia nem tocar no cachorro quando ele comia.
A hierarquia na mente do cachorro era muito crítica. Do topo para a base provavelmente era Jinbao, eu, trepadeira de gato, comida de gato, comida de cachorro e Xie Chenmin.
A fim de melhorar sua presença, frequentemente pegava Zhaocai em seus braços para mantê-lo aquecido enquanto Jinbao se aninhava em meu colo, lambendo suas patas.
Mas o cachorro não queria se aconchegar com ele e seus olhos se fixavam pateticamente no gatinho, lambendo suas patas graciosamente.
Jinbao ignorou Zhaocai, então o outro latiu ainda mais emocionado.
Não aguentei ouvir isso e tentei persuadir Xie Chenmin: “Você pode deixar isso pra lá?”
Se você visse Zhaocai, Jinbao deveria estar por perto.
O cachorrão e o gatinho estavam sempre esperando juntos que os dois donos voltassem para casa. Com o passar dos dias, no final, sobrou apenas um cachorro. O gatinho de Zhaocai já se foi há muito tempo. Provavelmente foi por causa de uma doença cardíaca congênita compartilhada por seus parentes.
Jinbao não viveu muito e, quando partiu, ainda estava na caminha quente, cercado pelo cachorro grande.
Zhaocai provavelmente pensou que Jinbao não havia acordado e demorou um pouco mais do que o normal até que fui até os dois com Xie Chenmin. O cachorro estava deitado de costas, ofegando com a língua para fora e abanando o rabo, cutucando a coisinha em seus braços com sua cabeça branca.
Peguei Jinbao em meus braços. Zhaocai nunca mais viu seu gatinho.
Eu me perguntei se o cachorro sonhava com seu gatinho quando dormia? Continuaria a ver o outro se lambendo e arranhando sua cara em seus sonhos?
É possível, eu acho.
***
Agora, provavelmente, Zhaocai estava sonhando e acordou um pouco mais tarde. Quando acordou, a comida estava na tigela e o mestre tinha saído para trabalhar.
Xie Chenmin ainda foi trabalhar como de costume.
Eu o segui até o carro, fiquei preso no trânsito, corri até o estacionamento, me espremi no meio da multidão e entrei no elevador para os andares superiores.
Ainda ouvia no carro a previsão do tempo e a situação do trânsito, que hoje em dia só os mais velhos gostam. Então, percebi que em seu tempo livre no trânsito, habitualmente editava uma mensagem, copiava e colava na caixa de envio.
Eu o vi assustado por um momento quando seu dedo parou no botão ‘enviar’, assim apagou as palavras uma a uma, desligou o rádio e guardou o telefone.
Encontrou a vaga e ainda assim resistiu em discar meu número, que havia memoriado sem precisar verificar meu contato. Acabei de saber que o nome de contato que de deu era ‘Esposa Fria e Bonita’.
Queria chuta-lo e colocar o teclado em seu pescoço para forçá-lo a mudar esse nome, mas não consegui.
Não conseguia nem xingar: ‘Chenmin, foda-se’.
O toque de discagem soou; ele entrou no elevador e subiu, apenas para desligar em seguida porque ninguém atenderia. Normalmente, quando eu não atendia suas ligações, ele me bombardeava com mensagens, mas hoje desligou o telefone de maneira ordenada.
Ele era muito popular entre as colegas do sexo feminino na empresa, pelo que pude verificar. Um gerente solteiro, bonito e talentoso era uma combinação muito perigosa para ser colocado em um grupo do sexo oposto.
Eu o observei socializando habilmente, rindo habilmente, brincando e dizendo: ‘Faça-me um favor, cara bonito’ ou ‘moça bonita’.
Repentinamente uma onda de tristeza e frustração tomou conta de todo o meu peito.
O homem era uma criatura muito contraditória.
Eu não queria que ele se sentisse deprimido e com o coração partido por causa da minha morte, mas depois que o vi normal como sempre, sem muitos altos e baixos em sua expressão, também fiquei muito triste.
Xie Chenmin, você não tem coração?
Estou morto e você nunca mais me verá.
Quero que seja capaz de me ver… vou sentir saudades.
***
Para um otimista, era impossível falar sobre a falta de alguém com quem você pudesse conversar. Mas naquele diz, eu estava tendo uma aula de programação e ele mandou uma mensagem.
Ele disse: # Sênior, sinto sua falta #
Eu disse: # Aproveita para estudar mais por conta própria enquanto não tem aula. Não fique apenas no dormitório com um grupo de pessoas jogando ‘verdade ou desafio’ #
Ele enviou uma séria de gifs e a conversa terminou. Ele correu para o campus oeste à noite e disse sem fôlego: “Você quer ir a um churrasco junto comigo?”
Acabei de tomar banho e ele ali, todo suado.
Respondi: “Usar bicicleta é bom”.
Ele me disse que havia se inscrito para a corrida de longa distancia dos Jogos do Campus e estava praticando recentemente.
Eu disse: “Você não tem nada melhor para fazer?”.
Eu disse: “Como eu perdi o jogo ‘verdade ou desafio’, o comitê da classe me inscreveu”.
Uma das penalidades era enviar uma mensagem de saudade ao primeiro dos contatos que não podia ser deletada até que a outra parte a visse. O primeiro contato naquela época não era eu, mas um garoto do mesmo nível que ele, para o qual ele estava decidido a não enviar.
Ele não me contou, só descobri depois.
Nesse dia, saí com ele para participar desse churrasco para o qual ele me convidou. Ele disse: “Sênior, vá assistir meu jogo”.
Respondi: “Corridas de longa distância são chatas”.
Ele disse: “Então, leve seu computador para trabalhar”.
Eu olhei para ele.
Ele disse: “Eu só quero que esteja lá, não importa se você me assiste ou não, me sinto motivado assim”.
Perguntei porquê.
Ele disse: “O Deus Masculino do Departamento de Planejamento vai me apoiar, sinto-me honrado”.
Tirei uma licença das atividades do Conselho Estudantil e fui de bicicleta até a quadra do Campus Oeste, com meu computador no ombro. Em meio a multidão animada, coloquei os fones de ouvido e batuquei meu teclado de forma refinada.
Isso atraiu olhares surpresos.
Senti que já era hora então olhei para a pista e percebi que Xie Chenmin estava me observando.
Naquele momento meus fones tocaram a nova música de Avril Lavigne desde seu retorno à indústria da música.
Quando olhei para ele, ela cantou: ‘Deus mantenha minha cabeça acima da água’.
Eu não era uma pessoa que pudesse ser tocada por uma cena, mas fiquei em transe por um momento.
Por um momento, perdi o fôlego, sem motivo.
Ele disse: “Se eu for o primeiro, você me dá uma surpresa”.
Eu disse: “Porque eu deveria surpreendê-lo quando você me obrigou a vir aqui?”
Respondeu: “Porque sou incrível e arrojado”.
Voltei ao código e disse a ele que era inútil implorar por misericórdia.
Não vou ouvir, não vou ouvir o que esse desgraçado está dizendo.
Mas ainda não conseguia desistir desse bastardo incrível e arrojado.
Eu era uma pessoa que, às vezes, ficava um pouco emocionado, me irritava e esquecia de tudo.
O ginásio era um lugar fácil de se entusiasmar.
Não resisti e joguei meu computador de lado, me espremendo no meio da multidão e corri para a pista três, atrás da linha de chegada.
Então abri bem os braços.
Xie Chenmin, da faixa três, foi o primeiro a ser cercado por vivas e aplausos.
Sua respiração estava difícil e, quando ele correu, sua respiração atingiu meu ouvido quando ele disse: “Sênior”.
A longa fita vermelha, que cruzava a pista, foi cortada entre nós dois.
Aproximei-me de seu coração batendo e disse: “Levante-se e mexa-se; cuidado com morte súbita”.
Tive uma impressão muito profunda daquele dia.
Principalmente porque perdi meu computador depois.
__________________________________
Nota dessa Humilde Eu Tradutora Pt Br
segue vídeo da música de Avril Lavigne, mencionada neste capítulo, Head Above Water; curiosidade sobre essa música, a artista compôs quando estava sofrendo de uma doença grave. Está tudo pela internet, mas o site www.diariodaaninhacarvalho.com.br é bem mais detalhado
(link http://diariodaaninhacarvalho.com/entenda-musica-head-above-water-de-avril-lavigne/#:~:text=A%20m%C3%BAsica%20Head%20Above%20Water%20traz%20uma%20met%C3%A1fora%20da%20morte,acima%20da%20%C3%A1gua%20e%20respirar. )