Died before the Wedding - Capítulo 9
Quando estava na universidade, encontrava Xie Chenmin, de vez em quando, em lugares regulares.
Por exemplo, a loja de chá com leite ou mesmo o correio.
Lá podia-se vê-lo trabalhando meio período e inúmeras garotas conversando com ele. Sua aparência era tão elegante que as garotas sempre perguntavam se ele era estudante de arte.
Às vezes, as pessoas do meu grupo de oficiais do conselho estudantil também falavam sobre ele: “Este cara chamado Xie Chenmin, foi com quem lidamos da última vez, certo?”. Quem disse isso foi o oficial do mural de publicidade: “Toda semana há confissões anônimas para ele; a frequência desse garoto aparecendo no mural é muito alta”.
Eu perguntei: “Toda semana?”
O oficial pareceu magoado quando disse: “Sim, não aguento”.
Bem na minha frente, ele usava o boné de funcionário virado para trás, mesmo estando com seu uniforme de trabalho. Sentou-se na cadeira, descansou a cabeça e os braços no encosto da cadeira enquanto tomava um gole de chá com leite e brincava com o telefone.
Ergui os olhos e disse: “Você é um conquistador e tanto”.
Ele disse: “Não posso evitar. Herdei meu rosto dos meus pais”.
Eu disse: “Isso é bom”.
Ele também olhou para mim: “Sênior está com ciúmes?”
Eu disse: “Ciúmes uma ova!”
Esse menino desleixado endireitou a cadeira e sorriu para mim: “Sênior, você tem namorada ou namorado?”
Eu disse: “Sim”.
Ele congelou por um tempo, então mexeu seu chá e disse: “Hein? Eu não o vim com ninguém”.
Eu disse: “É possível ver todos os dias, se chama computador”.
Ele disse: “Sênior, não brinque”.
Eu disse: “O que você está tentando dizer?”
Enquanto segurava o lado do rosto, ele disse: “Tive algumas namoradas no passado”.
Apontei o ponto principal: “Você é ótimo”.
Ele disse: “Não, não aconteceu nada. Pareço esse tipo de pessoa?”
Ele não me deu a chance de responder ‘parece sim’, enquanto ele continuava: “Eu era bastante casual e me sentia orgulhoso por ser perseguido; achava também que ter um encontro era particularmente incrível”. E continuou: “Nunca fui atrás de ninguém, são sempre as meninas que vem atrás de mim. Impressionante, não é? Escondi da minha mãe na época e me senti especialmente descolado”.
Eu o ridicularizei: “É um período rebelde”.
Ele disse: “Minha mãe descobriu mais tarde; ela me buscou na escola e me arrastou para casa para falar sobre isso por um dia e noite inteiros”.
Parei de beber meu chá com leite e olhei para ele.
Ele continuou: “Minha mãe disse: ‘Chenmin, não tenho nada contra você se apaixonar, pode fazer o que quiser. Mas é um menino, tem coisas que deve pensar e assumir mais do que a outra pessoa. Não deve responder a nenhuma expectativa dos outros até que pense que pode passar mais tempo com eles. Elas também são filhas de alguém, porque deveriam se machucar com sua falta de consideração? Porque deveria se transformar em troféus para você se exibir? Xie Chenmin, dessa vez você me decepcionou’. Minha mãe apenas me olhou nos olhos e disse isso com muita sinceridade. Pensei muito nisso sozinho, depois terminei com todas as minhas namoradas. Até fui esbofeteado por uma delas. Mais tarde, houve rumores de que eu era uma escória, mas não me preocupei em mexer com ninguém que não mexesse comigo”.
Eu ri quando ouvi isso.
Ele disse: “Descobri, realmente não gosto delas em meu coração, e se continuassem me perseguindo, seria muito sufocante mais tarde”.
Eu brinquei: “Como você sabe se gosta ou não? Quem sabe disso no primeiro ou segundo ano?”
Ele disse: “Sênior, acho que seu eu gostar de alguém, provavelmente ficarei um pouco louco”.
Eu disse: “Hein?”
Ele fez um gesto sério: “Como se o mundo inteiro fosse preto e branco e só essa pessoa fosse colorida. Se essa pessoa desaparecesse dos meus olhos, o mundo provavelmente seria monótono e chato”. Depois de um suspiro, continuou: “Então, é melhor me deixar desaparecer com ele”.
Olhei para ele e pensei que estava brincando. Fiquei em silêncio por um tempo e disse: “Vá escrever um romance”.
Ele riu descaradamente: “Quando chegar a hora, você será o único a ler, sênior”.
Eu disse: “Preciso mesmo de um livro para apoiar meu teclado”.
Ele disse: “Sem coração”.
O homem do trabalho o chamou, dizendo que um grupo de meninas queria tirar uma foto com ele, uma até comprou dois copos grandes de chá gelado.
Xie Chenmin imediatamente endireitou o boné, levantou-se e disse: “Ok, estou indo”.
Esse cara passou de um especialista romântico a um mascote.
***
A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe que sabor vai comer a seguir. Porém, os acontecimentos na vida são realmente mais complicados do que chocolate, e você nunca sabe quando um comentário irreverente que disse em um determinado momento vai se tornar realidade.
Ele brincou que se eu fosse antes dele, deveria pedir para esperar por mim na frente da Ponte Naihe.
Ele disse que se a pessoa desaparecesse, ele desapareceria com a pessoa.
Um foi uma coincidência celestial e o outro nunca foi uma piada.
Eu só sei agora.
Xie Chenmin estava tremendo enquanto me segurava; podia sentir que sua temperatura estava diminuindo lentamente.
Estava prestes a morrer e sua alma poderia vagar temporariamente para longe do seu corpo físico.
Eu disse: “Volte”.
Ele disse: “Não vou”.
Eu disse: “Não me faça dizer isso uma segunda vez”.
Ele disse com uma voz confusa e trêmula: “Você concordou em me esperar, Chu. Não quero ficar sozinho e você também não. Não podemos ficar juntos dessa vez? Já estivemos juntos antes, não… Não se atreva a não me querer. Chu, sinto sua falta”.
Agarrei suas costas com as duas mãos e bloqueei os soluços que queriam sair. Pude ouvir seus suspiros e senti seu calor residual.
Eu também podia ouvir barulhos dos equipamentos, o grito do médico de ressuscitação e a voz do jovem motorista do lado de fora da porta. Ele pedia desculpas à Mãe Xie inúmeras vezes, dizendo que não esperava que ele aparecesse de repente no meio da estrada e também admitiu que estava um pouco cansado para dirigir. Podia ver sua testa cheia de fadiga e culpa.
Eu vi os olhos da Mãe Xie, era possível ver que o branco dos seus olhos já estava vermelho brilhante, seu tom trêmulo, mas ela ainda disse calmamente: “Está tudo bem, ele é o culpado”.
O jovem motorista parecia nunca ter visto um membro da família são em tal situação e ficou atordoado.
Mãe Xie disse: “Ele tem estado muito mal ultimamente, eu… não pensei que tiraria a própria vida. Se pudesse ter percebido antes, eu…”
Seus amigos e parentes estavam confortando sua mãe, que estava sozinha no momento. O celular do motorista tocou e a voz infantil perguntava ao pai quando ele iria para casa.
Eu disse: “Chenmin, olhe ali”.
Ele enterrou a cabeça no meu ombro, balançou a cabeça e disse: “Não vou olhar”.
Eu não conseguia expressar meus sentimentos conflitantes. Eu me sentia muito egoísta: queria passar pela morte fria com Xie Chenmin, o homem que eu tanto amo; queria levá-lo comigo e não queria deixá-lo sozinho.
Mas absolutamente não poderia fazer isso.
Tentei me acalma e disse: “Você, me escute bem, ok?”
Há muito tempo, aqueles três colegas de quarto reclamaram comigo que Chenmin só me ouvia. Essa pessoa geralmente se atrasava para a aula, respondia aos professores e não gostava dos colegas, mas na minha frente ele se comportava como um aluno do jardim de infância.
Com certeza, ainda me ouviria.
Eu disse: “Olhe para nossa mãe”.
As costas da mulher estavam retas, ela estava silenciosa em meio a inúmeros ruídos e havia uma tristeza indescritível.
Eu disse: “Você é tudo o que ela tem. Se você partir, o que quer que ela faça?”
Ele não disse nada.
Eu disse: “Olhe para o motorista, seu filho o chama para casa. Provavelmente é recém casado, trabalhando para sobreviver, e por causa de seu pensamento egoísta, essas vidas podem ser devastadas. Ele escolheu ficar e não escapou. Você tem coragem de deixar essa Família levar culpa?”. Continuei: “Olhe seus amigos, suas expressões. Olhe para os médicos, estão tentando desesperadamente salvá-lo. E Zhaocai, que está esperando por você. Como você pode dizer que está sozinho?”
Ele disse: “Mas você não está mais aqui, Chu. Como eu poderia ficar sem você?”
Eu disse: “Estou ao seu lado, não estou? Você simplesmente não podia me ver”.
Ele me apertou com força como se estivesse tentando fundir duas almas, dizendo: “Chu, não posso te deixar ir”.
Eu disse: “Eu sei”.
Ele ainda estava relutante. Soluçou baixinho no meu pescoço. Foi a segunda vez que o vi chorar sem pudor algum.
Ele disse: “Lin Chu, você é muito cruel”.
Ele era uma pessoa alegre e alguém com alta autoestima. Como foi doloroso e difícil para convencê-lo a desistir de algo. Mas ele realmente fez.
Eu disse: “Me desculpe”.
Ele disse: “Não diga essas palavras novamente”.
Como um juramento do jovem que não conhecia a extensão do céu e da terra, ele decidiu vir até mim e dizer que me amaria por mais tempo do que uma vida inteira. No entanto, eu só poderia afastá-lo. Era um romance que ficaria na nossa história e só poderia ser derrotado por uma realidade cruel.
Mas o homem na minha frente disse: “Chu, vamos nos casar agora, ok?”
Olhei para ele.
A sala ficou silenciosa, apenas o som dos socorristas permaneceu.