My Wife Always Thought I did not Love Him - Capítulo 57
XiaYao só voltou a si muito tempo depois.
Voltou para casa com o documento. Desde aquele incidente de anos atrás, a constituição de sua mãe era fraca. Antes de seu filho ir para o exterior, ele aceitou a casa de Zhao WenHua. Assim, ela mudou-se da Cidade H para a Cidade B.
Ele voltava para casa somente nas celebrações de Ano Novo todos os anos e agora, durante as férias deste ano após a formatura. Recebeu um convite de seu ex-professor universitário quando chegou, e atualmente estava trabalhando como professor assistente na mesma universidade que estudou há alguns anos. Seu objetivo era se tornar professor na Universidade W, era então candidato a doutorado.
Enquanto trabalhava como professor assistente, fazia trabalhos paralelos de tradução. Foi algo que deu bastante experiencia enquanto extava fora, razão pela qual ele foi o primeiro em mente do sênior Li, quando estava procurando alguém para assumir seu trabalho.
O salário que recebia como professor assistente não era muito alto, então geralmente confiava em seus trabalhos de tradução para ganhar um pouco mais. No entanto, XiaYao nunca esperaria que o primeiro projeto que aparecesse no momento em que voltasse seria de ZhouDu.
Pensou que o outro já havia deixado a Cidade B e voltado para a cidade natal, já que os negócios de sua família estavam localizados lá. Acreditava que, provavelmente, não haveria chances de ele e ZhouDu se reencontrarem pelo resto de suas vidas, mas por uma reviravolta cruel do destino, os dois acabaram se cruzando dessa forma.
XiaYao tirou o documento da pasta e sentou-se na frente de seu computador. Queria terminar a análise o mais rápido possível para devolve-lo à empresa de ZhouDu antes de desparecer de uma vez por todas.
Quanto a ZhouDu, tentou acalmar-se no estacionamento por um tempo quando saiu da cafeteria. Assim que entrou no carro, jogou alguns socos violentos no volante. Esfregando as têmporas, recostou-se no banco do motorista e fechou os olhos; sua mente inundada com XiaYao.
ZhouDu se sentia totalmente desprezível; aquelas palavras ousadas e orgulhosas cuspidas para XiaYao eram apenas ele desejando incitar uma reação no outro. Esperava que respondesse a ele, esperava que desse uma olhada nele, esperava até que XiaYao levantasse e discutisse com ele, apontando o dedo em sua cara. Com isso, haveria uma razão válida para relembrar seu passado.
Porém, aquele cara manteve a cabeça baixa o tempo todo, tratando-o como se ele fosse invisível. Nem mesmo deu a ele uma chance, deixando que ele fizesse um estranho monólogo. ZhouDu não tinha ideia se ele era um bom cavalo, mas depois de todos esses anos, o único pasto em que ele pastou foi XiaYao.
(*provérbio chinês: um bom cavalo nunca retornará para um pasto antigo; significando que aquele que é bom não vai cometer erros do passado)
Assim que ZhouDu voltou para a empresa, chamou sua secretária para realizar uma reunião amigável com ela. Era sem precedente que a secretária seja tratada com tanta hospitalidade por seu chefe;
Vendo o chefe oferecendo um sorriso consideravelmente gentil para ela pela primeira vez, o cabelo começou a se arrepiar na nuca. Zhou Tong abraçou sua pasta na frente de seu peito com força e disse imediatamente: “Presidente Zhou, não vou suportar nenhum tipo de assédio sexual”
ZhouDu estava impassível. Tossiu desajeitadamente: “O que você tem na cabeça? Sente-se. Tenho algo para te contar”
Só depois de obter a garantia de seu chefe, a mulher soltou um suspiro de alivio e sentou-se no canto do sofá.
“Aquele tradutor, júnior do Li—”
Antes que continuasse, ela o cortou: “O que foi, chefe? Acha que teve um desemprenho ruim durante a entrevista? Se for esse caso, deixe-me encontrar outro e—”
ZhouDu acenou com a mão para ela: “Não é isso. Estou bastante satisfeito. Nós trabalharemos com ele no futuro”
“Pareceria de longo prazo?”
“Sim”
“E sobre o tradutor Li?”
“Oh, vou apresentá-lo a outras empresas”
De repente, Zhou Tong sorriu, revelando um conjunto de dentes brancos: “Parece que o chefe acha o tradutor XiaYao satisfatório”
Ouvindo aquele nome vindo de sua secretária o fez congelar por um tempo. Quando voltou à realidade, ele assentiu culpado: “Oh, certo. Você tem seus dados?”
“Sim”
Zhou Tong pescou os dados de XiaYao que tinha em uma das pastas. Na verdade, era um formulário simples, preenchido durante um breve contato; continha apenas dados gerais como nome, idade, escolaridade entre outras informações nesse sentido.
Ele olhou para aqueles dados por algum tempo antes de franzir as sobrancelhas: “Existem informações mais detalhadas?”
Cerrando os punhos ao lado do corpo, abaixo da mesa, com intenção de esconde-los, tossiu levemente: “Por exemplo, família, situação, status de relacionamento, coisas assim…”
ZhouTong lançou um olhar perplexo: “Mas a empresa não parece exigir tal informação…”, enquanto seu chefe levantava o olhar, a secretária mudou de tom rapidamente: “No entanto, tendo uma compreensão mais clara dos detalhes dos nossos colaboradores, a informação tornará a comunicação e a gestão mais fáceis para todos no futuro. Entendi, Presidente Zhou. Vou fazer um novo formulário agora mesmo”
“Espere”, ele a interrompeu: “Err… não diga a ele que foi ideia minha. Diga que é procedimento do RH. Como vamos firmar um contrato formal com ele, precisa preencher um formulário um pouco mais detalhado, entendeu?”
Ao ouvir essas palavras, a mulher franziu a testa a princípio, antes de dar uma longa olhada em ZhouDu, como se ela tivesse alcançado a situação.
Culpa crescia no coração dele enquanto a secretária o encarava. Só podia usar uma cara-de-pau de propósito: “O que há para olhar? Depressa, volte ao trabalho”
Zhou Tong revirou os olhos ao fechar a porta com um leve baque.
Ele esperou até que o escritório se acalmasse; quando sobrou apenas ele, puxou o celular. Procurou pelo número de XiaYao que a secretária Zhou havia enviado e o salvou. Quando teve que nomear o novo contato, seus dedos pararam momentaneamente antes de digitar duas palavras ‘Pasto Antigo’.
Certa vez, ZhouDu voltou para casa, jantou e saiu com seu cachorro para uma caminhada. O animal não tinha nome; as crianças da vizinhança gostavam especialmente dele, dando o apelido de ‘Miau-Miau’. Seu cachorro bobo não tinha ideia de que era um apelido para gatos. Toda vez que ouvia as crianças chamando Miau-Miau, ele tolamente corria para brincar com elas.
Inicialmente, ele não entendia porque as crianças chamavam o cachorro assim. Só entendeu depois que um dos pais contou que a família, na sua infância, criava um gato persa de pelo longo. Portanto, as crianças não sabiam a diferença entre seu cachorro e um gato, achando que ele era apenas um gato grande.
Percebendo que seu filho bobo estava brincando com as crianças – era dócil e familiarizado com elas – ZhouDu ficou de lado para ligar para WangHao. O dia seguinte era final de semana e queria convidá-lo para uma refeição.
A chamada só foi atendida depois de tocar várias vezes. A pessoa do outro lado atendeu com um rouco ‘alô?’
ZhouDu congelou, olhando para a tela do aparelho para se certificar e voltando para o ouvido: “Zhang Yang?”, sondou.
O cara do outro lado cantarolou em concordância.
ZhouDu não achou estranho, perguntando casualmente: “Onde está WangHao?”
O outro aparentemente riu suavemente antes de retornar ao seu tom habitual: “Ele não pode atender agora. O que foi?”
“Tudo bem; vocês estão livres amanhã? Vamos sair para jantar?”
“Claro”, Zhang Yang concordou sem hesitação.
ZhouDu estava prestes a dizer a localização quando o outro cortou inesperadamente: “Tem algo acontecendo aqui agora. Volto a falar com você amanhã de manhã”
Com um ‘mn’ de concordância, ZhouDu iria desligar o telefone. As coisas pareciam estar ocupadas do outro lado da linha, tanto que o telefone parece que foi simplesmente jogado para o lado e Zhang Yang esqueceu de encerrar a chamada.
Ao final, ZhouDu conseguiu identificar Zhang Yang falando com outra pessoa em tom gentil: “Seja bom, morda o travesseiro, não o braço…”
Imediatamente ZhouDu congelou, só então entendeu o que era ‘algo acontecendo’. Suas orelhas ficaram vermelhas enquanto ele amaldiçoava baixinho, desligando a chamada rapidamente.
Quando voltou para seu cachorro, que estava bobo perseguindo as crianças divertidas, sentiu uma tristeza inevitável em seu coração. Como era justo aquele casal passar a noite desfrutando de atividades indecentes enquanto ele só podia olhar atordoado para seu cão tolo?
Por volta das 10 horas da manhã seguinte, Zhang Yang legou de volta: “Não vamos a nenhum restaurante. Venha para nossa casa à noite em vez disso”
ZhouDu ponderou por um tempo. Sentiu que a sugestão de ir para a casa de Zhang Yang era boa, mas, outra vez, teve que aceitar vagarosamente quando o outro deixou escapar ‘nossa casa’.
Durante a noite, preparou o jantar de seu cachorro bobo antes de sair. WangHao não se mudou para lugar algum, portanto, estava morando com Zhang Yang.
Assim que chegou à porta, tocou a campainha. WangHao estava lá dentro, mastigando uma maçã. Assim que ouviu o toque, correu para abrir a porta para o amigo. ZhouDu olhou para ele e percebeu que as roupas que usava obviamente não eram dele – blusa sem mangas um pouco grandes e shorts. Passou as frutas que havia comprado para as mãos de WangHao e abaixou a cabeça para trocar de sapatos.
Ouvindo os barulhos, Zhang Yang colocou a cabeça para fora com uma espátula na mão e um avental na cintura. Instruiu WangHao: “Pegue os chinelos azuis na sala de estudos e sirva vinho para ZhouDu”
O outro respondeu com um ‘ok’. Mantendo a maçã na boca, abaixou-se para pegar os chinelos azuis. Apenas quando ZhouDu olhou para ele agora – seu ex-melhor-amigo-de-infância – percebeu que havia sido excluído deles, agora tratado como um mero convidado.
Zhang Yang provavelmente calculou muito bem o tempo: ao muito tempo depois que ele chegou, os pratos foram servidos.
WangHao sentou-se na mesa, tentando comer às escondidas. Zhang Yang estendeu as mãos e puxou mais para perto pela cintura antes de sussurrar em seu ouvido: “Ei, não te alimento o suficiente?”.
Não havia absolutamente nenhum significado escondido por trás da frase, mas WangHao obviamente teve seus pensamentos distorcidos depois de se envolver nas ‘atividades indecentes’ da noite passada.
Com rubor, ele amaldiçoou com ‘foda-se’ antes de fugir para a cozinha com pressa. O olhar frenético de WangHao trouxe um sorriso inconsciente ao rosto de Zhang Yang. Com ZhouDu assistindo à interação dos dois, sentiu uma necessidade de simplesmente ir embora.
Posso não ser capaz de terminar esse jantar.
Somente quando todos os pratos foram servidos, ZhouDu entendeu a razão pela qual Zhang Yang preferia que o jantar fosse em sua casa. Todos os pratos por ele preparados tinham um sabor suave.
A maioria das pessoas da Cidade H, tais como eles três, tinham tolerância maior para comida picante. Se fossem para qualquer lugar essa noite, definitivamente ordenariam pratos pesados, que eram a preferência de WangHao.
Sem surpresa, quando WangHao notou os pratos sem graça na frente dele, sua expressão tornou-se miserável de uma só vez.
Reclamou com Zhang Yang: “Não pode esperar que eu coma isso”
O outro olhou e respondeu lentamente: “É melhor para você comer alimentos levemente aromatizados nesses dias”
ZhouDu, de cabeça baixa, bebia silenciosamente sua sopa, agindo como se não tivesse ouvido isso.
______________________________________________
Nota desta Humilde Eu Tradutora PtBr ????????
– A capsaicina, princípio ativo das pimentas, não é absorvida pelo organismo, causando desconforto naqueles que estão com alguma fissura anal; em outras palavras a pimenta sai do jeito que entra, por isso para pessoas com problemas no reto e problemas anais são indicadas que fiquem longe de alimentos picantes; ????????????
– a parte final indica que WangHao está com sua parte traseira sensibilizada, por isso é indicado alimentos levemente aromatizados; isso difere um pouco das informações passadas quando aconteceu algo entre ele e Zhang Yang na adolescência, em que acreditamos que não foi ele quem se dobrou. Será que agora ele é o shou? Vamos aguardar para ver se isso se revela futuramente;