The Generous Poor with the Really Stingy - Capítulo 1
Zhen Xiaoqi estava com o coração partido.
Carregando duas garrafas de cerveja, bateu na porta de Qiong Dafang.
“Dafang… Dafang… buá-buá… buá-buá…”
Depois de bater por um longo tempo, a porta se abriu. Qiong Dafang olhou para a bagunça.
Com uma expressão assassina, ele disse: “Por que está gritando? Alguém morreu?”
Zhen Xiaoqi não conseguiu ouvir o que foi dito. Empurrou o outro para longe, entrou na casa e sentou-se no sofá. Abriu uma das cervejas que trouxe e despejou na boca:
“Por que sou eu quem sempre estou sendo machucado? Buá-buá… por que as pessoas não acalentam um coração sincero?”
Qiong Dafang bagunçou seu cabelo com irritação enquanto se movia para sentar ao lado de Zhen Xiaoqi: “O que aconteceu com você de novo?”
“Buá-buá… eu levei um fora! Estou magoado!”, engoliu um gole, segurando o peito com força.
“Está falando sobre aquele Han Bai?”, Qiong Dafang estendeu a mão para abrir a outra garrafa: “Vocês dois não saíram pela primeira vez ontem à noite? Como é considerado um relacionamento?”. Assim que disse, bebeu um gole da cerveja. No segundo seguinte, cuspiu tudo: “Puuufff… porra, que horrível!”
Examinou a garrafa com cuidado. Depois de olhar por muito tempo, bateu na mesa: “Qingniao? Estava me perguntando por que tem gosto de urina! Zhen Xiaoqi, onde você comprou esse produto falso e de má qualidade?”
O outro amaldiçoou e tirou sua cerveja: “O que aqui é falso e de má qualidade? Essa cerveja é mais barata do que Tsingtao em $1,20. Se não quer beber, tudo bem. Tomei a decisão de afogar minha dor no coração”
Qiong Dafang olhou zangado para Zhen Xiaoqi, sua expressão dizia ‘odiar o ferro por não se tornar aço’.
(*odiar o ferro por não se tornar aço: significando ressentimento em relação a alguém por não atender às expectativas e impaciente para ver melhorias)
“Olha só você: sempre querendo acorrentá-los, assustando aqueles homens, por isso fogem. Da vez anterior, quando se apaixonou por outro e começou a corteja-lo, você mandou comida estragada para a casa dele e o deixou hospitalizado por 3 dias. E na vez antes dessa, aquele outro que você levou para um passeio. Estava muito frio, mas você o fez andar pelas ruas do subúrbio da cidade só para economizar o dinheiro do taxi…”
Xiaoxiao enxugou as lágrimas e se defendeu: “Eu não fiz essas coisas de propósito. Guardei a comida que fiz na geladeira, quem disse que a geladeira iria quebrar? E aquele passeio, não sabia que o ônibus público tinha mudado sua rota… buá-buá… sou atacado injustamente…”
Ele chorou e chorou, soluçou e parou para recuperar o fôlego. Então, se virou para Dafang: “Você ainda quer esta cerveja?”
“Não. Tem um gosto horrível”
“Eu vou beber, sem desperdício”, Zhen Xiaoqi bebeu com lágrimas a outra garrafa.
Qiong Dafang olhou impotente para ele, seu amigo de muitos anos e perguntou: “Se sente melhor agora? Ainda triste?”
“Glup… muito melhor. Embora quando eu penso sobre a noite passada e Han Bai dizendo que não haveria uma segunda vez ainda me sinto triste”
“Onde vocês tiveram seu encontro?”
“Eu o convidei para assistir um filme”
“Isso não é tão ruim. Foi no cinema perto da sua casa?”
“Não, era um filme ao ar livre na aldeia da minha avó”
Qiong Dafang olhou para Zhen Xiaoqi, revirando os olhos ferozmente: “Eu acho que você realmente mereceu!”
Para confortar o amigo, que havia falhando tantas vezes em suas confissões, Dafang generosamente ofereceu levá-lo para comer hotpot. Zhen Xiaoqi ficou realmente muito feliz com isso. Mas disse ao amigo para esperar pois ele tinha que ir para casa primeiro.
O outro não sabia o que Xiaoqi estava fazendo e ficou com preguiça de se incomodar, sendo assim foi direto para o restaurante de costume para esperá-lo.
Quando Qiong Dafang terminou de pedir os pratos e a panela já estava com o óleo de pimenta aquecido, Zhen Xiaoqi finalmente apareceu. Ele estava carregando uma mochila enorme e esfarrapada.
“Xiaoqi, o que você está fazendo desta vez?”, o amigo teve um mau pressentimento.
Zhen Xiaoqi colocou sua mochila no chão e a abriu com alegria. Tirou os itens, um a um: uma Coca-Cola, vinho branco, vegetais frescos embrulhados em um plástico Ziploc, várias asas de frango e bolinhos congelados.
Dafang rapidamente cobriu o rosto com a mão e repreendeu Xiaoqi baixinho: “Você não consegue ser mais inconveniente? Quem traria seus próprios ingredientes para um restaurante?”
O outro sorriu: “Não tem problema, perguntei ao chef antes. Os vegetais e as asinhas são sobras do meu jantar de ontem à noite. Você bem sabe que minha geladeira está quebrada, assim não posso manter os ingredientes por muito tempo, têm que ser comidos rapidamente”
Pegando o saco de bolinhos congelados, Qiong Dafang perguntou: “Se a geladeira está quebrada, de onde veio isso?”
Um sorriso veio do fundo do coração de Zhen Xiaoqi quando ele disse: “Minha mãe mandou para mim. Mantive no freezer da casa do meu vizinho”, ficou feliz ao acrescentar: “A conta de luz deste mês foi menor do que cinquenta yuans”
Ele derramou vinho na taça de Qiong Dafang: “Este vinho não custou nada, sobrou após uma reunião da minha empresa. Guardei especialmente para beber com você”
O outro olhou para ele com desconfiança: “Você recolheu o vinho que foi deixado por outros na mesa?”
“Como isso poderia ser? Essa garrafa não foi aberta”, Xiaoqi lhe deu a taça cheia: “O vinho que foi aberto, eu bebi. Não te dei um pouco na semana passada? Não desperdicei nada: recolhi o vinho branco, vinho de arroz e o vinho tinto que não foram terminados na mesa”
“Ai, tá bom, tá bom”, pensando naquela estranha garrafa de vinho que havia bebido antes, Qiong Dafang sombriamente bebeu um gole de sua taça.
Depois do jantar, ele chamou o atendente para a conta. Era um total de $347. Qiong Dafang verificou seus bolsos e, sem jeito, percebeu que restava apenas uma nota de 10 yuans. Lembrou-se, então, que foi beber com seus colegas na noite passada. Originalmente, eles disseram que iam rachar a conta, mas no último minuto, ele arrogantemente pagou para todos. Agora, sua carteira estava mais limpa que seu rosto.
Os olhos de Zhen Xiaoqi brilhavam, esperando ansiosamente que Qiong Dafang pagasse a conta.
O amigo estava um pouco estranho: “Bem… Xiaoqi, ah…”
Zhen Xiaoqi o viu gaguejando e imediatamente colocou as mãos nos bolsos: “Não! Nem pense nisso!”
Qiong Dafang rangeu os dentes: “Por quem eu fiz isso? Não foi para te confortar? Pagarei de volta da próxima vez”
“Não! Você disse que era sua cortesia”
“Não é como se eu não fosse pagar de volta”
“Você já disse isso antes”
“Droga, Zhen Xiaoqi, foi só uma fatia de bacon seu que comi na faculdade. Tem que trazer isso à tona depois de tantos anos? Além disso, não comprei uma mochila escolar nova para você?”
Xiaoqi puxou o zíper da mochila e ainda não estava convencido: “Se era uma fatia de bacon, por que teve que comprar uma mochila? Você não mantém suas palavras”
Qiong Dafang ficou furioso. Ele se aproximou e agarrou Zhen Xiaoqi antes de vasculhar seu corpo, finalmente pescando sua carteira para pagar a conta. Rapidamente a levou embora.
“Buá-buá… $347… meu coração está doendo!”, ele andava soluçando atrás de Dafang: “Agora estou ainda mais triste do que ser rejeitado, é melhor você me pagar”
“Ok, ok”, Qiong Dafang estava tão irritado que teve dor de cabeça. Ele não sabia se conseguiria sobreviver até o final do mês. É melhor voltar correndo e procurar pelo dinheiro, caso contrário, essa pessoa não o deixará em paz.
Pensou em como Zhen Xiaoqi é persistente e ficou apavorado. Uma vez que estavam fora da porta do restaurante, rapidamente se afastou. Suas pernas eram longas e foi capaz de deixar Zhen Xiaoqi para trás.
Mas, logo o outro o alcançou.
Ding-ding-ding-ding.
Zhen Xiaoqi estava em uma bicicleta, suando profusamente, rosto vermelho e ofegante. Qiong Dafang silenciosamente olhou para a velha bicicleta que não parecia nada confiável. Agarrou o banco de trás e puxou-o para baixo.
“O que aconteceu com sua scooter?”
Colocando as mãos nas laterais da cintura, Zhen Xiaoqi recuperou o fôlego antes de dizer: “O parquímetro do estacionamento perto da minha casa mudou para aquele que funciona com moedas. Fui na ‘feira do rolo’ e comprei uma bicicleta. Foi barato, apenas 20 yuans”
Dafang não tinha palavras; subiu na bicicleta suavemente. Cutucou a cabeça do outro: “Anda, deixa que eu te levo”
Sem polidez, Zhen Xiaoqi sentou-se na garupa e abraçou o outro pela cintura: “Já sentei”
O pé esquerdo de Qiong Dafang estava no pedal, mas a bicicleta não avançou mais do que poucos metros. Ele se virou e quase caiu.
“Caralho! Que tipo de bicicleta nojenta é essa?”, agarrou o guidão com força. Cada pedalada era pesada e exigia força. Suspeitou que as rodas estivessem emperradas.
Quando ele levou Xiaoqi para casa, estava tão cansado que suas pernas tremiam. Zhen Xiaoqi vasculhou seus bolsos e tirou seus últimos 10 yuans: “Já pode começar a me pagar agora mesmo”
Qiong Dafang olhou para ele e estava prestes a reclamar, mas o outro tirou duas moedas do bolso: “Pegue, para você tomar o ônibus”
A casa de Dafang não ficava longe. Normalmente quando Xiaoqi ia visitá-lo, ia de transporte público. Portanto, Qiong Dafang só podia repreendê-lo loucamente em seu coração.
__________________________________________________________________
Notas desta Humilde Eu Tradutora PtBr ????????
– Cerveja TsingTao, uma das (senão a mais) popular na China. Curiosidade, como estão acostumados a tomar água morna e chá, a cerveja é preferencialmente tomada na temperatura ambiente;
– a seguir, imagens dos restaurantes de hotpot, onde uma panela – ou algo parecido – fica no centro cozinhando os ingredientes. O próprio cliente coloca dentro e retira para comer, assim como fondue, tudo na base do compartilhamento mesmo; reparem que algumas panelas tem divisórias, provavelmente para separar molho comum de molho picante.
(imagens aleatórias retiradas o Google)