The Generous Poor with the Really Stingy - Capítulo 2
Qiong Dafang realmente não conseguia encontrar um centavo em sua casa. Pensou sobre isso com cuidado, mas não conseguia descobrir onde gastava seu dinheiro.
Quando comia com seus colegas, ele pagava a conta. Quando ajudava outras pessoas a comprar seu chá, não pedia dinheiro. Quando passou pelo metrô e viu um velho mendigando, deu algumas notas… com tantos exemplos… de qualquer maneira, não podia mais ser generoso, estava simplesmente pobre.
O que vai fazer agora?
$347 yuan, não, agora eram $337. Com essa enorme soma, Zhen Xiaoqi definitivamente não o deixaria em paz. Lembrando em como o outro seria como um encosto que viria para importuná-lo infinitamente, Qiong Dafang ficou apavorado. Como esperado, uma semana ainda não havia passado, Xiaoqi veio até sua porta com os olhos marejados.
Dafang usou tigela de macarrão para cobrir o rosto: “Xiaoqi, ah… não é que e não queira devolver… espere um pouco…”
O amigo não esperou que ele terminasse de falar e chorou: “O que há de errado comigo? Por que todos riem de mim?”
Olhando para o nariz fungando e as lágrimas que escorriam, Qiong Dafang relutantemente largou seu macarrão: “O que aconteceu desta vez? Quem intimidou você?”
Zhen Xiaoqi chorou enquanto reclamava: “Eles falaram mal de mim na frente de um novo colega. Disseram que sou pobre e mesquinho”
Enquanto ouvia seu amigo, Dafang abriu uma embalagem Master Kong, acrescentou uma salsicha de presunto, despejou água quente e colocou-a diante de Zhen Xiaoqi.
“Por que falaram sobre você para o recém chegado?”
Xiaoqi não disse uma só palavra. Seus olhos marejados olhavam para todos os lados menos para os olhos do outro.
“Então seu novo colega é um homem”
Ainda nada era dito.
“Ele é bonito?”
Zhen Xiaoqi tocou no macarrão à sua frente, pegou um garfo e se preparou para comer.
“Você fez algo estranho de novo?”
“Eu não fiz nada de estranho!”, Xiaoqi furiosamente remexeu o macarrão e sua voz ficou mais alta: “Eu quero namorar, o que há de errado com isso? Já tenho 26 anos. Quero cortejar alguém, qual é o problema?”
“Não, problema nenhum”, Dafang enterrou o rosto na comida, sua voz ficou abafada: “Apenas corteje da maneira certa, não hesite em gastar algum dinheiro’
“Acha então que eu deveria ser como você? Que quando gosta de alguém vai e compra o que desejarem? E aí você tem que se esconder em casa por um mês para comer macarrão instantâneo ou mingau puro?”
Qiong Dafang também ficou com raiva; ergueu a cabeça e retrucou: “Você consegue parar de trazer dívidas antigas todas as vezes? Há quanto tempo foi isso? Ainda lembrando do que aconteceu na faculdade? Então, por que não se lembra do que aconteceu no colégio? Para comprar um presente de aniversário para você, comi picles com mostarda por um mês”
“Sim, você comeu picles em conserva e, finalmente, comprou um pager para mim, mas em alguns meses, os pagers tornaram-se obsoletos!”
“Acha que eu podia comprar um celular?”
“Pode pelo menos me pagar agora, ainda me deve $337”
O outro ficou tão enfurecido que seu fígado doeu; ele bateu com raiva na mesa: “São $337 e eu não tenho dinheiro. Não é você mesmo quem quer namorar se eu pagar com meus serviços, tudo bem? A partir de amanhã vou buscá-lo no trabalho”
“O que?”, Zhen Xiaoqi ficou chocado: “Gastei dinheiro para namorar você? Acha que é assim tão simples? Todas as pessoas que cortejei, somando tudo, não gastei nem $300”
Qiong Dafang sentiu que estava sangrando por dentro. Apontou para o macarrão de Zhen Xiaoqi para mudar de assunto: “O macarrão está encharcado”
“Aiya”, o outro levantou a tampa, o coração dolorido quando viu mesmo que estava encharcado, mas ainda assim pegou novamente o garfo para comer.
“Macarrão encharcado pode me estufar, duas xícaras são demais. Da próxima vez, quando comermos, basta fazer uma só xícara”
Dafang sentiu-se furioso até a morte.
Zhen Xiaoqi rejeitou a sugestão de Qiong Dafang e até expressou forte condenação e protesto contra sua tentativa de reconciliação.
Antes de partir, não se esqueceu de lembrar o outro: “Não tenha ideias estranhas. Lembre-se de me pagar assim que receber seu salário”
“Eu sei”, Dafang prometeu e estava tão cansado que não estava nem mesmo com vontade de acompanhá-lo até a porta.
Olhou para as duas embalagens de macarrão em cima da mesa; aquelas eram suas refeições. Não sabia como iria sobreviver na próxima semana. Deitou-se no sofá e pegou o telefone.
No dia seguinte, Qiong Dafang, que queria pedir dinheiro emprestado aos seus colegas, não conseguiu abrir a boca. Segurou sua barriga barulhenta e entrou no banheiro miseravelmente para ligar: “Xiaoqi, ei, hoje vou buscá-lo no trabalho, ok?”
Zhen Xiaoqi, que estava enfrentando um monte de relatórios, pressionando a calculadora muito rapidamente, quando ouviu as bobagens de Qiong Dafang, imediatamente parou: “O que? Eu disse para você não pensar em se usar para pagar a dívida”
“Você que está pensando demais. Eu vim com uma scooter elétrica hoje. Se eu for buscá-lo, não estaria o ajudando a economizar 2 yuans em passagem de ônibus?”, Dafang estava fraco de fome, sua voz mais suave do que o normal.
Empurrando os óculos para cima do nariz, o outro respondeu calmamente: “Seria 3 yuans e 20 centavos”
“O que?”
“Voltando para minha casa custaria 4 yuans em dinheiro. Comprei um cartão de transporte, então seriam 3 yuans e 20 centavos”. Zhen Xiaoqi colocou os relatórios nas mãos: “Mas não há necessidade, vim pedalando”
Ele ouviu o som da chamada sendo desligada com um som de ‘bipe’, seu coração ficou desolado. Queria apenas conseguir uma refeição, como era assim tão difícil?
Quando Dafang sentiu que ia desmaiar de fome ao voltar para seu cubículo de trabalho, seu telefone tocou; era o toque que ele usava especialmente para Zhen Xiaoqi; ‘Deus da Riqueza está aqui. Deus da Riqueza está aqui…’
“Venha me buscar depois do trabalho. Acabei de me lembrar que tenho que estar no mercado por volta das 18h. É muito lento para ir de bicicleta”
“Certo”, Qiong Dafang concordou imediatamente: “Então vou levá-lo e jantar na sua casa”
Zhen Xiaoqi saiu do trabalho e no momento em que desceu do prédio viu Qiong Dafang, que havia estacionado casualmente na entrada. Seu corpo inteiro estava apoiado no guidão da scooter com um pé firmemente no chão.
Sob os olhares atentos de um grupo de colegas, Xiaoqi caminhou lentamente em direção ao amigo, cutucando seu ombro: “Ei, esperou muito tempo?”
O outro estava com tanta fome que quase não tinha mais forças, usando suas últimas gotas de energia restantes, disse: “Vamos embora rapidamente”
Nesse momento, alguém passou por ele e parou repentinamente. Olhou diretamente para Qiong Dafang estranhamente enquanto sorria: “Zhen Xiaoqi, este é seu amigo?”
Xiaoqi parecia como um gato que teve o rabo pisado com seus cabelos que estavam todos arrepiados. Abraçou o braço de Dafang com força enquanto sorria orgulhosamente para aquela pessoa: “Isso mesmo, meu amigo, Qiong Dafang”
Essa pessoa riu com um som de ‘pfffff’: “Dafang, há-há-há, muito bem. Só pelo nome posso dizer que vocês são compatíveis”, o outro acenou para os dois enquanto saía.
(*xiaoqi = avarento, miserável, sem imaginação/ da fang = generoso, magnânimo, educado)
Quando a pessoa se afastou, Qiong Dafang rapidamente removeu a mão que o segurava: “Dor, dor, dor! Você me beliscou tão dolorosamente. Quem era aquele?”
Zhen Xiaoqi olhou para as costas do homem: “Eu já disse, ele se chama Han Bai”
“Ele é aquele Han Bai?”, Qiong Dafang não sentiu fome por um momento e endireitou a cintura: “Vejo que ele é apenas mais ou menos”
Examinou por um momento a expressão de Xiaoqi e lembrou: “Até comprou duas garrafas de cerveja por causa dele, afogando sua dor no álcool. Quanto você gastou?”
O outro estava melancólico: “Foram 6 yuans e 60 centavos. Agora me diga: se eu realmente o tivesse convidado para um cinema naquele diz, haveria alguma chance de ele ser meu namorado agora?”
“Ei, dois ingressos de cinema custam pelo menos 70 yuans. Comprando pipoca e bebidas, custará um total de 100”, Qiong Dafang estava olhando para baixo e criticando.
Em seu coração estava pensando o que havia de tão bom naquele cara que Zhen Xiaoqi realmente pensaria em gastar dinheiro com ele. Conhecendo o outro há dez anos, poderia usar uma mão para contar o número de vezes em que o outro o ofereceu uma bebida.
Qiong Dafang sentiu que o tratamento não era justo e seu coração estava amargo e extremamente desconfortável.
Decidiu que durante toda a semana iria para a casa de Xiaoqi para comer, levando-o todos os dias ao supermercado para aproveitar os ovos com descontos daquelas senhoras.
_________________________
Nota desta Humilde Eu Tradutora PtBr ????????
Sempre que posso vou atrás dos itens, vídeos, músicas mencionados nos capítulos. Abaixo segue a imagem do noodles Marter Kong, mencionado nesse capítulo. Tem também na versão cup (só acrescentar água, fechar a tampa e esperar um pouco).