The Script is not like this! - Capítulo 1
Capítulo 1 – Gong Escória
Quando Zhuo Fan saiu do supermercado com grandes sacos de alimentos e vegetais frescos, viu um carro particular preto muito familiar estacionado na porta. O homem do carro desceu a janela, lançou um vislumbre para ele e cuspiu as seguintes palavras: “Entre no carro”
Zhuo Fan estava sentado no carro, duas sacolas grandes nos braços. Olhou para o outro homem através do espelho retrovisor, um toque de surpresa em seu olhar: “Por que você veio me pegar?”
O carro estava indo muito rápido. Xiao Han olhou direto para a estrada e disse casualmente: “Chenli está voltando para casa hoje no voo das 5 horas. Vou buscá-lo. Então, nós o receberemos e faremos uma refeição juntos”
Ao ouvir o nome de Chenli, Zhuo Fan ficou muito nervoso. Suas mãos apertaram ao redor do saco plástico. Virando-se para olhar para o perfil frio de Xiao Han, perguntou hesitantemente: “Devo cozinhar para vocês dois em casa? Comprei costelas frescas…”
“Não precisa. Já reservei uma sala privada em um restaurante francês”. Xiao Han o interrompeu, puxando sua gravata bem amarrada e deu um raro sorriso desamparado: “Chenli ficou muito tempo na França, acho que pode não estar mais acostumado com a comida chinesa”
Zhuo Fan congelou um pouco ao ver aquele sorriso; Xiao Han sempre o poupou de tal sorriso encantador e deslumbrante.
“Você parece ter mencionado antes… que ele se parece um pouco comigo?”. Zhuo Fan perguntou.
“Não”, Xiao Han o corrigiu: “Você é quem se parece com ele, mas só um pouquinho”
“…”
O frio das compras se espalhou por suas mãos, parecia que ele havia feito compras para nada. Ainda assim, Xiao Han certamente não se importaria com essas ninharias. Na verdade, desde que ele chamou o outro para entrar no carro, ele não olhou para ele novamente.
Os olhos de Zhuo Fan ficaram vermelhos gradualmente. Por que Liang Chenli sempre é a única pessoa em seu coração, embora eu seja tão legal com você?
Zhuo Fan olhou para o relógio. Agora era apenas 15 horas. Só levaria cerca de uma hora para chegar ao aeroporto. Dirigindo tão rápido… quão ansioso ele deve estar?
Xiao Han nem se deu ao trabalho de prestar atenção à delicada mente feminina do homem sentado próximo a ele. Excesso de velocidade foi apenas sua tentativa de desabafar seu humor deprimido e hoje. Ansioso para ver Liang Chenli? Ora, me poupe!
Ainda hoje, ele havia acordado para o fato chocante de ter transmigrado para um gong-escória em um romance moderno.
Como Xiao Han transmigrou? Como ele saberia? Enfim, aconteceu.
Não só isso, ele também sabia que o romance tinha o mais clichê dos enredos com um típico gong-escória: nutrindo uma paixão não correspondida por seu bom amigo, encontrou um homem que se parecia com seu bom amigo como um bom substituto.
Sem perguntas, ele simplesmente sabia disso.
O roteiro primeiro o mostrava dirigindo ao supermercado às 15 horas para pegar Zhuo Fan, então o fazia correr para o aeroporto com seu pequeno amante para encontrar sua paixão. Que escrita fantástica! Simplesmente, o que poderia ser pior?
Ãh? Você acaba de perguntar o que era esse ‘script’? Para que me escolheu, uma enciclopédia?
Do espelho retrovisor, Xiao Han viu como seu ‘pequeno amante’ parecia triste enquanto o observava. Imediatamente, ele sentiu uma dor nas bolas.
Olhe aqui, irmãozinho. Nós apenas nos encontramos pela primeira vez hoje. Não seja tão amargo e odioso, ok? Nem te conheço!
Mesmo que ele tivesse reclamando loucamente em seu coração, Xiao Han ainda mantinha uma expressão fria e silenciosa. Também permaneceu indiferente às tentativas de conversa de Zhuo Fan, de acordo com as demandas do roteiro.
No entanto, quem teria pensado que eles iriam cair em um engarrafamento no caminho? Que grande reviravolta nos acontecimentos, mal conseguia acelerar agora.
Porra! Xiao Han repreendeu em seu coração e bateu no volante. Percebendo a ação, Zhuo Fan naturalmente pensou que ele estava chateado com a possibilidade de chegar atrasado ao encontro com Liang Chenli. Esta ideia entristeceu Zhao Fan ainda mais.
O congestionamento durou quase uma hora antes de chegarem ao aeroporto. Depois de estacionar o carro, Xiao Han finalmente olhou para Zhuo Fan: “Saia”
Este último largou as coisas de fechou a porta. Ele deu a volta no carro para andar lado a lado com Xiao Han. Então, estendeu a mão e segurou o braço do outro.
Xioa Han enrijeceu, arrepios instantâneos se espalhando por sua mão esquerda. Felizmente, estava vestindo um terno então não foi descoberto. O roteiro queria que ele apenas se afastasse depois de ver Liang Chenli. Consequentemente, Xian Han caminhou rapidamente para a área de chegada com a cara fria.
“Ei, Chenli, você chegou?”. Xiao Han segurou seu telefone, seus olhos varrendo a multidão. Ele não tinha absolutamente nenhuma ideia de como aquele sujeito se parecia.
“Ah-han, vejo você agora. Minha esposa e eu estamos atrás de você!”
A voz animada de Liang Chianli veio ao telefone. Xiao Han virou a cabeça e viu um homem alto em um casaco grosso acenando para ele, seu braço em volta de uma garota gostosa. Mn, parece que é esse o garoto.
Ele afastou resolutamente o braço de Zhuo Fan e estudou as figuras enquanto se aproximavam. Apenas algumas descrições lhe chegavam a cabeça.
“Ah-han, eu não vejo você há muitos anos. Ainda é tão bonito que os olhos de minha esposa estão prestes a cair. Estou ficando com ciúmes!”. Liang Chenli deu um tapinha em Xiao Han enquanto mantinha um braço ao redor de sua esposa, fingindo ficar com raiva.
Isso não era um elogio ruim. Xiao Han assentiu para a menina loira com um sorriso e disse: “Você se caso com uma esposa tão linda. Eu que deveria ficar com ciúmes”
Ele jurou que estava sendo sincero e aos ouvidos de Zhuo Fan, sem dúvida, seria um espinho em seu coração.
“Quem é esse? Parece um pouco familiar?”. Liang Chienli lançou um olhar brincalhão para Xiao Han, finalmente dando-se conta de que havia um objeto vivo ao lado dele.
Xiao Han respondeu lentamente: “Este é Zhuo Fan, um amigo meu”
Ele parecia não perceber como o outro homem aparentava absolutamente desanimado agora. Xiao Han amaldiçoou silenciosamente o script dezenas de milhões de vezes, mas educadamente convidou Liang Chenli e sua esposa para jantar.
Xiao Han reservou uma sala privada no melhor restaurante francês da cidade e até contratou um músico para tocar violino do lado de fora.
A sala era elegante e silenciosa. Cada prato da mesa era delicado e delicioso. Xiao Han cortou um pedaço de bife e colocou-o na boca.
Acontece que Liang Chenli era um grande falador. Ele dava voltas e voltas com sua esposa, conversando incessantemente. Ambos tentaram contar a esse velho amigo dele tudo sobre suas maravilhosas e interessantes histórias no exterior. Sem mostrar muita expressão, Xiao Han cortou graciosamente o bife e silenciosamente colocou a comida preferia de Chenli em seu prato, ouvindo com prazer.
Em silêncio, Zhuo Fan sentou-se ao lado e assistiu. A mesa cheia de iguarias parecia ter perdido seu sabor. Ele comeu um pouco de sorvete apenas para em seguida sentir seu estômago congelar e, rapidamente, começaram as cólicas.
Sua testa cheia de suor, Zhuo Fan gentilmente puxou as roupas de Xiao Han e sussurrou: “Xiao Han, sinto-me um pouco desconfortável. Vou ao banheiro”
“Mn”. O outro deu um aceno de cabeça. Sua atitude superficial faria alguém se perguntar se ele tinha ouvido a outra pessoa com clareza.
Zhuo Fan silenciosamente caminhou até o banheiro, segurando seu estômago. Quando Chenli o viu saindo, levantou-se e pediu para ir junto. O outro ficou ainda mais deprimido. Fingiu que não ouviu e saiu rapidamente.
Xiao Han e a beldade loira ficaram olhando um para outro. Ele era preguiçoso demais para ser educado. Continuou com a cabeça inclinada, ouvindo a pobre pronúncia chinesa da garota estrangeira, mal respondendo uma de dez frases que ela falava.
“Chenli disse que vocês se conhecem há dez anos?”
O outro limpou a boca com um guardanapo e a corrigiu: “Já se passaram dez anos e três meses”
“Uau. Você realmente se lembra tão claramente!”
Do nada, Xiao Han respondeu enigmaticamente: “É sabido”
“Ãh? O que você quer dizer?”. A estrangeira olhou para ele com uma expressão complexa. Com sua proficiência chinesa, foi difícil para ela entender essa sintaxe difícil.
Claro, ele não tinha interesse em explicar. Nesse ponto do roteiro, a trama estava prestes a atingir o seu clímax. Xiao Han virou a cabeça e olhou na direção ao banheiro. Largou a faca e o garfo, enxugou as mãos, fingiu derramar um pouco de água gelada nele por acidente, pegando o último guardanapo.
Olhando para o relógio, era exatamente 19 horas.
“Fogo! O restaurante está em chamas!”. Vários gritos altos e a luz ardente do fogo interromperam o ambiente tranquilo. O incêndio aconteceu de maneira estranha, abrupta e rápida. Enquanto os clientes entravam em pânico, o fogo se espalhou pelas salas em um piscar de olhos.
Não pergunte por que um incêndio aconteceu tão facilmente em um restaurante ocidental tão sofisticado. Se o roteiro diz que está pegando fogo, não espere que chova.
Fumaça densa vinda das chamas envolve os arredores. Enquanto todos corriam das salas, Xiao Han se agachou e se dirigiu na direção do banheiro, parecendo particularmente estranho e inesperadamente um contraste.
Ele cobriu a boca e o nariz com um guardanapo molhado, apertando os olhos e chutou a porta do banheiro. O ambiente fechado havia sido relativamente selado, uma fumaça espessa imediatamente se espalhou agora, marejando seus olhos. Xiao Han resistiu o impulso de tossir e chutou as portas dos cubículos um por um, naturalmente gritando o nome de Liang Chenli.
Quando ele chegou à terceira porta, finalmente encontrou o cara inconsciente esparramado no vaso sanitário. Sem uma palavra, Xiao Han o agarrou e saiu. Quando ele alcançou a saída do banheiro, ele parou, lançando um olhar para um cubículo ao seu lado – ele sabia que Zhuo Fan estava lá.
Naquele curto instante, o fogo explodiu rápida e violentamente, aumentando drasticamente a temperatura. A expressão do homem, no entanto, estava terrivelmente fria. Os sprinklers no teto finalmente foram ligados. Segurando Chenli, Xiao Han lutava para molhar suas roupas. Enquanto isso, o grande incêndio estava agora na frente dele.
Puxando o outro homem junto, Xiao Han correu para a porta do banheiro. Virando para o lado, à direita, havia uma janela francesa. Ele pulou nela, sem hesitar, e os dois bateram no chão, cheio de cacos de vidro. Por sorte, o restaurante é térreo. Além de parecer miserável e de algumas queimaduras leves, alguns cacos de vidros e manchas úmidas, não houve nada muito grave.
Assim que eles saíram, os bombeiros chegaram e os oficiais rapidamente isolaram a área para evitar que idiotas irracionais sejam atingidos até a morte.
Liang Chenli ainda estava em coma devido à privação de oxigênio. Xiao Han o trouxe para a ambulância e recusou a sugestão da enfermeira de que deveria ir ao hospital junto com ele.
O fogo ainda estava se espalhando ao redor.
O rosto dele tinha sido manchado de poeira e fumaça. Ficou do lado de fora do círculo de isolamento, em uma área segura, assistindo friamente os salvamentos a seguir.
Ele sabia que Zhuo Fan estava no cubículo ao lado de Chenli. Também sabia que estava consciente e que podia ouvir seus chamados pelo nome do outro. Ele até sabia que Zhuo Fan seria resgatado em segurança no final.
Acima de tudo, ele sabia que, após esse acontecimento, o roteiro começaria a seguir na direção de uma trama clássica: o shou-capacho perderia completamente o ânimo, enquanto o gong-escória se arrependeria e se transformaria em um cão leal.
O fogo refletiu nos olhos de Xiao Han. Lentamente, suas sobrancelhas franziram.
Em sua mente cuidadosamente se lembrou agora. Tinha ficado calmo porque já sabia do enredo com antecedência. Mas, na realidade, no caso de um incidente repentino, nosso protagonista masculino pode não ter tido tempo de pensar muito. Era razoável chamar instantaneamente o nome de um bom amigo que ele tinha secretamente amado nos últimos dez anos. Quando a salvar este amigo e não Zhuo Fan, não fora sua culpa que encontrara Chenli primeiro. Além disso, dada a situação na época, não era que não quisesse salvar o outro, mas ele foi incapaz de fazê-lo.
Ainda é aquela velha questão: se visse o inconsciente Zhuo Fan primeiro, o que teria aconteceria então? Mas, a julgar pela natureza do script, tal coisa só aconteceria se o sol nascesse no Oeste.
Enquanto Xiao Han estava pensando, seus olhos continuaram olhando para a entrada.
Você pergunta por que Liang Chenli estava inconsciente enquanto Zhuo Fan ouvia os gritos do outro? Aqui está a explicação dada pelo roteiro: Zhuo Fan mantinha o pensamento de que estava testando Xiao Han. E este teste realmente revelou distância e sinceridade na atitude do outro.
Quanto à lógica, você engole isso?
Se Zhuo Fan fosse o protagonista, haveria uma longa descrição de quanto seu coração doía enquanto ele estava no fogo, detalhando todo o desespero desesperado e toda sua angústia angustiante (assim por diante, assim por diante, assim por diante…). Tudo isso seria colocado em uma sólida base psicológica para o duro abuso infringido no gong-escória no futuro.
No momento, porém, Xiao Hao queria apenas dizer: foda-se a sua mãe!
Zhuo Fan é um homem adulto, pelo amor de Deus! No entanto, não está apenas confiando nos outros em vez de se salvar, está até reclamando e choramingando para si mesmo sem parar.
Salvar Zhou Fan teria sido uma questão de amor; deixar de salvá-lo era normal.
Claro, se ele fosse uma garota fraca, Xiao Han acha que até poderia entender um pouco.
Se eles fossem amantes, certamente seria natural para o outro se sentir triste e desapontado e um rompimento era um resultado razoável. Porém, Xiao Han leu adiante e viu os próximos desenvolvimentos na trama: ajoelhando-se na frente de Zhuo Fan para confessar seus erros e arrepender-se, sofrendo todo tipo de abusos verbais e físicos de amigos e familiares de Zhuo Fan, como se ‘tudo fosse culpa dele’, já que ‘ele merecia ser abusado por ser um gong-escória’. Ainda que, ele tinha que rastejar aos seus pés e bajular todos aqueles rostos indiferentes. Esses detalhes o enojaram tanto que ele sentiu que poderia muito bem ter morrido no incêndio e liquidado o problema para sempre.
Rapidamente, os bombeiros carregaram algumas pessoas, uma após a outra. Em um relance, Xiao Han viu Zhuo Fan. Somente quando sua ambulância desapareceu de vista, ele finalmente suspirou de alívio e fez sinal para um táxi para levá-lo ao hospital para dar uma olhada.
O quê, você pergunta para onde foi a loira? Quem se importa, não é esse o ponto.
O script fantástico garantiu que Zhuo Fan e Liang Chenli fossem internados no mesmo hospital.
Xiao Han foi ver Chenli. Ele não estava gravemente ferido e poderia sair do hospital em mais ou menos dois dias. Depois disso viria um clímax, é claro – um encontro cara a cara com Zhuo Fan.
No coração de Xiao Han, ele não estava disposto a se depreciar de acordo com o roteiro. Não importa como o gong-escória original parecia diante do shou-capacho; não tinha nada a ver com ele.
Quanto ao seu monólogo descrito no roteiro, como ‘sempre pensando em Zhuo Fan perdido’, ‘desacostumado a uma sala vazia sem Zhuo Fan’, ‘sentindo-se culpado, preocupado e ansioso’, ele não tinha nenhuma dessas emoções. Em vez disso, ele permaneceu inalterado.
Isso não é mais sujo do que um lixo? O que ele vai fazer agora?
No momento em que ele caminhou lentamente para a entrada da enfermaria, ele viu um estranho. Um homem estava vestindo uma camisa branca, paletó no braço, nó da gravata meticuloso. Atrás de seus óculos estava um par de olhos longos e estreitos. Ele estava falando gentilmente com a enfermeira.
Vendo a aproximação de Xiao Han, o homem lentamente se levantou. No momento em que ele tirou os óculos, sua aparência foi imediatamente substituída por uma sensação de ferocidade.
“Você é Xiao Han?”
Se não houvesse hostilidade escondida em suas palavras, poderia até sentir que a voz do homem era muito agradável para os ouvidos.
Ele reconheceu a identidade do homem quase que imediatamente: o segundo masculino e apaixonado perfeito de todas os romances já tiveram: Wen Muyan.
Para dar um toque literário a ele, são os homens trágicos que apoiam personagens masculinos. Para colocá-lo mais grosseiramente, são apenas aqueles figurantes laterais.
Além disso, permanecem como cara laterais para sempre, usado apenas como dispositivo de plot para enfurecer o gong-escória. Apesar de serem dedicados ao shou-capacho, infelizmente, no final, só poderiam rir amargamente e assistir a seus entes queridos se jogarem nos braços do gong-escória que se transformaram em verdadeiros cães leais.
Pensando nisso, Xiao Han não pôde deixar de olhar para ele com simpatia.
Vendo o tal olhar do outro, as acusações que Wen Muyan preparou de repente se transformaram em perplexidade.
Ele não pôde deixar de levantar a mão e tocar o próprio rosto. Ficou molho de gergelim de seu macarrão em sua cara?
O autor tem algo a dizer:
Este romance é uma peça satírica e haverá todo tipo de desenvolvimento louco no futuro. Há um pareamento claro, há smut e há aqueles que nem mesmo vocês leitores podem dizer quem é gong. Por favor, bata na sua boca trezentas vezes!
_______________________________________
Notas desta Humilde Eu Tradutora PtBr
Com relação a tradução literal em português do título: ficaria ‘O script não é assim‘, mas, pra efeito dramático (Nouussa!) eu resolvi colocar como “Não é assim que o script deveria ser‘, copiando uma fala de dentro do romance.
É uma simples adaptação para nossa língua que é tão bonita e consegue ser tão bem articulada, quando bem usada – fala aqui uma pessoa que se formou há muuuuiitos anos em Letras. ????
Como vocês já sabem, não faço comentários ou intervenções no meio do texto – acho feio, acredito que o tradutor não deve interferir na leitura. Mas vocês, comentem à vontade, aliás é onde me divirto.