The Script is not like this! - Capítulo 5
Capítulo 5 – Suposta Brecha
Quando Zhuo Fan acordou, havia parado de nevar.
Ele abriu os olhos e viu um homem sentado ao lado da cama lendo em silêncio. Ao som de seu movimento, o homem olhou para ele e deu um sorriso fraco: “Você está acordado?”
“… Príncipe Wen?”. Zhuo Fan o reconheceu. Ele tentou se levantar e prestar suas homenagens, mas foi impedido novamente pelo outro homem.
“Você ainda está doente, então, não há necessidade de formalidades”. Wen Muyan colocou sua palma quente contra a testa dele: “Pedi ao médico imperial que viesse dar uma olhada. Ele disse que você está gripado. Felizmente, sua febre diminuiu. Beba o remédio daqui a pouco e descanse mais”
Com olhos arregalados, Zhuo Fan agradeceu atordoado.
Ele conhecia o Príncipe Wen. Mais ou menos na época em que começou a cair em desgraça com o imperador, Wen Muyan chegou à capital para uma audiência real como herdeiro aparente do título de seu pai. Depois de encontrar pessoalmente e conferir o príncipe, o imperador Qing o convidou para uma curta estadia no palácio. Zhuo Fan o encontrou várias vezes na Corte imperial, e por razões que não entendia, Wen Muyan parecia bastante disposto em direção a ele.
Naquela época, ainda totalmente dedicado ao imperador, ele ignorou Shao Ze e qualquer investida do Príncipe Wen. No entanto, agora que ele tinha visto a falta de coração do homem que amava, Zhuo Fan começou a achar a gentileza oportuna do príncipe bastante preciosa.
Voltando para sua cadeira e pegando seu livro novamente, Wen Muyan comentou como se não pensasse muito: “Xianfu veio te ver agora”
Zhuo Fan sorriu amargamente: “Eu não esperava ter assustado o eunuco Xian…”
Embora o olhar leve de Wen Muyan tenha pousado nas páginas de seu livro, sua mente estava em outro lugar. Após um longo tempo, acrescentou: “Sua Majestade o enviou especialmente para visitá-lo”
Ao ouvir isso, Zhuo Fan enrijeceu. Sentado na cama com a cabeça baixa, ele zombou de uma forma com um tom especialmente sarcástico: “E pensar que Sua Majestade ainda se importa se eu viva ou morra, mesmo tendo encontrado um novo favorito. Esse humilde servo agradece a ele por tal grande honra imperial”
O Príncipe Wen largou o livro e balançou a cabeça humildemente: “Se alguém ouvir o que você acabou de dizer, eles podem criar problemas para você”
Zhuio Fan encostou as pernas no peito e abraçou os joelhos. Ele disse teimosamente: “Deixe-os ouvir o que quiserem. Deixem rirem de mim! Eu sou bobo mesmo”
Enterrou a cabeça nos braços e não prestou atenção à expressão do outro. Após um tempo, sentiu uma palma quente dando tapinhas em suas costas. O príncipe falou acima dele com sua agradável e magnética voz: “Levante a cabeça e descobrirá que existem outras pessoas neste mundo que são dignas do seu amor”
Esta frase foi dita muito, muito lentamente. O Príncipe Wen provavelmente teve que reunir toda a sua coragem para dizer em voz alta. Zhuo Fan ergueu a cabeça. Vendo o rosto bonito do outro homem, de repente se sentiu estranho: “Sua… Sua Alteza…”
“Não diga nada agora”. Wen Muyan retirou rapidamente a mão: “Se tiver alguma dificuldade, venha procurar por mim”
“Por favor, me perdoe, Alteza. Este humilde servo vai se despedir agora”. Zhuo Fan respirou um fundo suspiro de alivio ao fugir porta afora, ignorando o fato de que seu corpo ainda estava fraco e se recuperando de uma febre.
De alguma forma, calor escaldante começou a se espalhar por todo a parte que foi tocada pelo Príncipe Wen e seu coração batia impotente.
Quando ele voltou para a residência Zhuo, ainda estava confuso. Quase trombou com seu amigo e companheiro, Shao Ze, que o esperava há muito tempo.
Shao Ze era um homem de aparência comum. Era ligeiramente gordo e não muito alto. No máximo poderia ser considerado resistente. Apesar das expressões severas que sempre usava em seu rosto quadrado, tratou Zhuo Fan com sinceridade ao longo dos anos e foi realmente bom para ele.
“O que aconteceu ontem? Ouvi dizer que você passou a noite na residência do Príncipe Wen?”. Shao Ze agarrou o braço do outro enquanto um olhar de repreensão passava pelo seu rosto.
Embora o tom dele fosse áspero, Zhuo Fan percebeu a preocupação oculta em sua voz e acenou para ele com um sorriso amargo: “Ontem à noite, fui apanhado pela neve e chuva. Devo ter pegado um resfriado e então desmaiei como resultado. O Príncipe Wen passou e me salvou. Quando acordei, me vi em sua casa”
“O quê? Você ainda se sente mal?”
Enquanto ele falava, Shao Ze moveu-se para tocar sua testa. Zhuo Fan o evitou apressadamente: “Eu me sinto muito melhor agora. Mais alguns dias de descanso e estarei totalmente recuperado”
Shao Ze não parecia nem um pouco irritado quando puxou a mão em silêncio. Sua expressão habitual voltou ao seu rosto e retomou seu ar pregador de costume. Depois de pensar por um momento, ele disse: “Esta manhã no Tribunal, o Príncipe Wen pediu licença em seu nome. A resposta de Sua Majestade foi difícil de entender, foi o que disse o eunuco Xian quando foi despachado para ir visitá-lo. Quanto à sua pernoite na residência do Príncipe Wen… não é bem falada no palácio. Se ouvir qualquer coisa ofensiva, não leve a sério. Você sabe que a Imperatriz há muito o considera como um espinho. Quem sabe, pode muito bem haver alguém que está querendo te pegar, atiçando as chamas por trás de toda essa fofoca”
Notando a ausência de qualquer resposta de Zhuo Fan, ele continuou a argumentar: “Nunca haverá escassez de rostos bonitos em torno de Sua Majestade. Você viu por si mesmo. Sempre te disse para não continuar seu envolvimento com ele. Você é o melhor acadêmico. Porque tem que se comportar como aqueles no interior do palácio?…”
Com isso, Shao Ze segurou a língua de repente. Zhuo Fan, por outro lado, começou a rir miseravelmente. Aquele sorriso dele parecia mais amargo e miserável do que lágrimas reais: “Você está certo, eu sou o melhor acadêmico. Tenho meu orgulho e dignidade também! Por que eu deveria correr para que ele me arruinasse? Todas as minhas afeições sinceras se perderam nele. Ele está cego para toda a minha sinceridade dedicada. Nunca vou quebrar meu coração por um homem tão insensível e inconstante novamente!”
“É isso! Você finalmente abriu os olhos! Todas as minhas repreensões não foram em vão. É bom que tenha visto a luz!”
Shao Ze estava tão animado que agarrou as mãos de Zhuo Fan. Quando ele viu que o outro apenas corou sem qualquer evasão usual, ficou ainda mais feliz. Abaixando a voz com entusiasmo, acrescentou: “Zhuo Fan, somos colegas de classe há muitos anos. Deve entender que meus sentimentos por você são mais fortes do que qualquer outra pessoa. Eu…”
À rara visão de uma expressão de alegria naquele rosto quadrado, Zhuo Fan ficou chocado. Sem entender o porquê, imagens do comportamento encantador e equilibrado do Príncipe Wen passaram por sua mente. Ele rapidamente puxou sua mão de volta. Aturdido e apologético, respondeu: “Shao Ze, eu sei que você é muito bom para mim e eu sou agradecido a você. Mas eu o considerei apenas como um bom amigo por todo esse tempo, não tenho outros sentimentos por você, nem vou me sentir diferente no futuro”
Shao Ze estava pasmo. Um tanto anormalmente, respondeu com um sorriso irônico: “Foi apenas uma observação passageira, de qualquer maneira. Não quis dizer nada com isso, heh. Também não precisa se preocupar com isso. Apenas esqueça o que eu disse”. Abaixando as mãos como se não se importasse com a reação.
Zhuo Fan ficou aliviado: “Bem, ainda seremos amigos como antes, não é?”. Ele perguntou timidamente.
Embora estivesse tão deprimido depois de uma rejeição tão direta, Shao Ze fez o possível para concordar com a cabeça: “Naturalmente. Isso será uma coisa natural”
Interiormente, se lembrou de como eles cresceram juntos e de como amava Zhuo Fan em segredo por quase dez anos. Infelizmente, o outro nunca gostou dele. Suspiro. Isso dificilmente era culpa de Zhuo Fan, afinal, não importa o quanto o amasse, Shao Ze não poderia forçar o outro homem a retribuir seus sentimentos. Enquanto pudesse cuidar dele, vê-lo viver uma vida feliz, ele ficaria satisfeito.
Inesperadamente, Zhuo Fan se apaixonou pela primeira vista pelo imperador Qing! E para piorar tudo, o imperador até agiu com deboche para os afetos mais profundos dele, jogando-o de lado depois de brincar com seus sentimentos.
Precioso Zhuo Fan, o homem que ele mais estimava! Ser tratado tão mal depois de dar seu corpo e sua alma àquele homem infiel.
O imperador Qing era um verdadeiro canalha. Não era melhor do que um lixo humano!
Seu Zhuo Fan deveria ser nobre e indiferente, uma flor majestosa no cume da montanha mais alta. Tão gentil, tão devotado, tão bonito era Zhuo Fan. Que sorte seria se alguém fosse amado por um ser tão perfeito. Aquele homem infiel era um tolo que vivia na ignorância de suas bênçãos. Agora que os sentimentos pelo imperador Qing tinham morrido completamente, era hora do ingrato saber o que havia perdido e viver em arrependimento pelo resto de sua vida!
Com esses pensamentos agitando em sua mente, Shao Ze escondeu sua paixão em seus olhos e observou Zhuo Fan ir embora. Só depois que o outro homem desapareceu pela porta, ele se virou e saiu.
Enquanto isso, Zhuo Fan estava perdido em seus próprios pensamentos. Ele não esperava que as coisas virassem de ponta cabeça depois de uma única noite febril. Uma após outra, imagens do imperador e do príncipe apareceram em seu coração. Ele balançou a cabeça, com o rosto pálido, ignorando completamente os sentimentos e pensamentos de Shao Ze.
Assim que ele voltou para seu quarto, ele caiu na cama e adormeceu.
Em um transe de sonho, Zhuo Fan foi transportado para um quarto branco. Uma cama branca estava diante dele e um homem frio estava deitado em cima da cama. Ele se parecia com o imperador Qing.
O homem estava morto.
Zhuo Fan parecia se ouvir gritando com o morto:
O que aconteceu com aquela reviravolta prometida? Onde você tenta me reconquistar depois que eu perdi todos os meus sentimentos por você? E o tal de se ajoelhar por mim e chorar, me segurando com seu próprio corpo? Para onde foi todo aquele amor tirânico e possessivo?
Acorde! Embora eu não te ame mais, você não consegue parar de me amar! Mesmo que eu tenha chutado você, deve se arrepender imediatamente e sempre pensar em mim!
Mesmo se você for uma escória, mesmo se eu fingir que estou te rejeitando, eu ainda te perdoo no final – com aquiescência, com bondade, apenas com um pouco de relutância!
Eu teria cedido, com certeza, por causa do seu apego desesperado e sua chantagem emocional. Não somente porque você é um cão devotado e leal, que também é alto, bonito e rico, veja bem!
Como você pôde morrer assim? Agora que você está morto, quem vai me deixar secretamente satisfeito por entrar em brigas de ciúmes com os caras 1, 2 e 3?
Não é assim que o script deve ser!
Zhuo Fan sentiu que estava ficando com extrema raiva. E então ele morreu de nervoso.
Embora a cena e os gritos em seu sonho fossem muitos vívidos, ele não se lembrava de nada quando acordou. Não sentiu nada além de uma forte dor de cabeça e uma dor latejante nas têmporas.
Seu criado, que estava esperando do lado de fora, entrou com passos rápidos. Balançando a cabeça e curvando-se, disse: “Finalmente acordou, Mestre. Alguém do palácio está aqui para convocar sua presença”
“…Alguém do palácio?”. Zhuo Fan murmurou em repetição, sue rosto parecendo pálido, antes de quebrar em um sorriso de escárnio: “A pessoa foi enviada por Sua Majestade, por acaso?”
“Sim, sim. Eunuco Xian veio pessoalmente, de fato! Que grande honra…”
“Eu não vou!”. Ele caiu na cama, deu as costas ao servo e declarou severamente: “Eu não sou um cão à sua disposição. Vá informar ao eunuco Xian que eu não consigo sair da cama por causa da minha gripe e que preciso que transmita gentilmente minhas mais profundas desculpas à Sua Majestade”
“Ãh? Mestre… você…Oh, meu bom Mestre, por favor, tenha pena de todos nós! E se o imperador ficar furioso?”. Perturbado, o criado caiu de joelhos e prostrou-se várias vezes, na esperança de que o Ministro Assistente mudasse de ideia.
Mas nenhuma resposta veio do homem na cama. Parecia que ele estava determinado a se fazer de difícil.
Enquanto o criado não sabia o que fazer, uma comoção repentina irrompeu no pátio. Ele correu para a porta e ficou chocado com a visão.
Dois homens passaram pela entrada principal, cercados por vários guardas robustos, e vieram em sua direção lentamente, um após o outro. Na verdade, eram ninguém menos que o imperador Qing e o Príncipe Wen.
“Viva Vossa Majestade! Viva o Príncipe Wen!”
Em toda a sua vida, o criado nunca tinha estado tão perto do imperador. Ele quase fez xixi nas calças devido ao susto e gaguejou enquanto falava.
Xiao Han segurava a mão diante de sua cintura, permitindo que a longa manga de sua túnica amarela brilhante caísse perfeitamente. Ele caminhava com um ar de indiferença, sem olhar de soslaio. Parando na porta do quarto, lentamente disse: “Chegou ao nosso conhecimento que o querido oficial Zhuo adoeceu e não podia nem mesmo ir ao palácio apesar de ser convocado. Com medo de que fosse uma doença grave, viemos visitá-lo pessoalmente. Porque deixar com que essas portas permaneçam fechadas para nós?”
O criado ajoelhou-se no chão e olhou para ele atordoado. Quando o Príncipe Wen fez sinal para que ele se levantasse, percebeu finalmente que a pergunta era dirigida a ele. Apressou-se a explicar: “Vo-vossa Majestade, meu Mestre está tão doente que a cabeça dele não está tão bem no momento. É por isso que ele não pôde ir ao palácio para prestar os seus respeitos. Definitivamente, não está fazendo de propósito para desprezá-lo e bancar o difícil, Sua Majestade”
Você é um fã estúpido de seu mestre? Ou um anti fã profissional?
Xiao Han se perguntava mentalmente, ficou sem palavras para responder ao servo. Ele apontou preguiçosamente para a porta: “Desmonte”
“Uh-hun…o quê?”
Antes que as pessoas da residência do Ministro Assistente pudessem recuperar a sua inteligência, os guardas imperiais se aproximaram imediatamente e começaram a desmontar a porta!
Além do criado estupefato, até mesmo o Príncipe Wen se sentiu um pouco estranho. No entanto, era sábio o suficiente para não expressar qualquer objeção ao imperador irracional e tirânico.
Embora o roteiro mostrasse que o imperador Qing deveria refletir sobre seus próprios erros após ser rejeitado pelas portas fechadas de Zhuo Fan, não especificou quanto tempo a reflexão deveria durar. Já que este era o caso, Xiao Han tomou a iniciativa de ajudar a definir o tempo em alguns segundos. Quando a saber se ele estava se batendo interiormente ou pensando em comer asas de frango no jantar – quem se importa? Ele simplesmente não podia ser incomodado. Se o script era realmente poderoso ele que pulasse e o mordesse, se quisesse. Como se isso fizesse alguma diferença para ele!
Depois de atuar como gong-escória por todo esse tempo, Xiao Han começou a descobrir, aos poucos, as peculiaridades do roteiro. Por exemplo, enquanto o roteiro não declarasse claramente o que ele tinha a dizer ou o que fazer, ele não seria punido por fazer as coisas à sua maneira. Além disso, não podia fazer nada sobre seus pensamentos, eram salvos de punições. Afinal, por mais onipresente que fosse esse roteiro, ainda não conseguia controlar sua mente.
Em outras palavras, se o roteiro queria que ele sentasse e esperasse, não seria bom que ele levantasse. No entanto, se o roteiro não afirmava por quanto tempo ele teria que ficar sentado, ele mesmo poderia escolher sentar-se por apenas um segundo.
Além disso, após a última lição dolorosa, aprendeu que havia consequências por não aderir as demandas determinadas. Ele teria uma morte horrível e seria forçado a continuar transmigrando. Porém, poderia fazer o que quisesse, desde que não estivesse escrito. Escolhendo uma beldade para dormir à noite, ou fugir para comer coxas de frango na cozinha imperial, eram todas coisas que ele poderia fazer como bem entendesse.
Durante esse tempo como imperador, Xiao Han gradualmente dominou a habilidade número um para lidar com o script – encontrar lacunas. Além de ter que ver Zhuo Fan vagando por aí de vez em quando e aguentar sua presença irritante, a vida desse gong tinha sido bem confortável.
Que pena, era impossível que seus dias agradáveis durassem para sempre. Chegou a hora do drama favorita de todos: ‘de repente lambendo o coração lealmente’.
O quê? O que é ‘lamber o coração com lealdade’ você pergunta? É apenas a abreviatura de ‘gong-escória, de repente, se arrepende depois que o coração do shou-capacho chegou às cinzas, transformando-se em um cão leal que se ajoelha aos pés do pobrezinho e os lambe com devoção’.
Embora Xiao Han estivesse mais ou menos inclinado a lutar contra o roteiro desta vez, ele ainda queria viver. Se morresse novamente desta vez, só Deus sabe para onde o script o enviaria em seguida. Não havia como dizer em qual dimensão ou canto esquecido pelos céus ele renasceria e seria forçado a continuar repetindo a trama sem fim.
Além de que, ser atropelado por um carro foi muito doloroso. Ele tinha mais medo da dor. Só queria mesmo viver em paz e com estabilidade. Tendo experimentado a morte uma vez, era tão comovente que ele nunca poderia suportar novamente.
Enquanto estava ocupado em seus pensamentos, a porta foi derrubada em um piscar de olhos. Claro, a comoção tornava impossível para Zhuo Fan continuar fingindo-se de morto. Agora que o quarto foi exposto, ele sentou-se na cama. Suas roupas eram muito finas, seu rosto branco e seus olhou embotados de cansaço.
Se Shao Ze estivesse aqui, teria gritado em seu coração: ‘Ah, meu adorável ídolo! Deus dos meus sonhos!’
Infelizmente, não foi o amigo quem se colocou na frente de Zhuo Fan, mas Xiao Han e Wen Muyan.
Sob o olhar triste e vazio de Zhuo Fan, Xiao Han entrou na sala e lançou um olhar com o canto dos olhos para Xianfu. Este, se curvando ao lado dele, imediatamente pegou uma cadeira para o imperador e o ajudou a se sentar.
“Eu não sabia da chegada de Vossa Majestade. Este humilde servo está doente. Que Vossa Majestade perdoe a minha incapacidade de cumprimentar sua chegada com as devidas civilidades”. Zhuo Fan levantou-se com dificuldade, tropeçou para fora da cama e tentou fazer uma reverência para o imperador.
“Já que o nosso querido servo está mal de saúde, vamos dispensar as formalidades”. Xiao Han ficou muito feliz que o roteiro não o fez ir ajudar o outro homem a se levantar. Ao lado dele, o onipotente Xianfu trouxe um pouco de chá e lanches de Deus sabe onde, e os serviu. Xiao Han imediatamente jogou seus polegares para cima em seu coração; assim deveria ser o amor verdadeiro. Era uma pena que ele fosse um eunuco.
“Por favor, perdoe a incivilidade deste humilde servo. Resfriados são contagiosos, e o ar nesta humilde moradia está viciado. Para o bem da saúde de Vossa Majestade, seria melhor que Vossa Majestade voltasse ao palácio assim que possível”. Zhuo Fan recusou-se a levantar, ajoelhando-se teimosamente e olhando para o chão com os olhos serenos. O tom era monótono e gelado de indiferença; havia uma rejeição clara em sua voz. Parecia ter decidido em seu coração a nunca mais se levantar a menos que o outro fosse embora.
O imperador Qing tomou um gole de chá e comeu um pedaço de bolo.
Zhuo Fan sentiu suas pernas começando a doer.
O imperador Qing tomou outro gole de chá e comeu outro pedaço de bolo.
Zhuo Fan começou a se arrepender de não ter aproveitado a oportunidade de voltar para a cama.
O imperador Qing tomou outro gole…
Por que esse cara ainda estava bebendo e comendo?
Depois de terminar todo o bule de chá, como se tivesse passado dias no deserto sem beber nada, Xiao Han finalmente se lembrou das falas que tinha a dizer. Enquanto mastigava um pedaço de bolo de osmanthus – um indispensável item de todo drama palaciano – ele murmurou com a boca cheia: “Tendo ouvido dizer que o nosso querido oficial Zhuo adoeceu apenas porque estava colhendo galhos de flores de ameixa para nós, nós sentimos muito…”. O imperador engasgou um pouco, parece que tinha dado uma mordida muito grande. Após engolir a comida em sua boca, completou sua frase com a última palavra restante: “… tocados”
Zhuo Fan: “…”
O Príncipe Wen, que estava parado em silêncio ao lado, sua existência quase imperceptível, de repente, limpou sua garganta. O imperador Qing olhou para ele com uma sobrancelha arqueada. Por alguma razão – talvez seus olhos estivessem pregando peças nele – ele parecia achar a expressão de Wen Muyan um tanto… distorcida? Estaria constipado?
Xiao Han coçou o queixo. Dada a maneira como ele vinha tratando o shou-capacho, não era a hora para o longo discurso do coadjuvante explodir por causa de sua paixão? Não deveria haver alguma reação neste momento?
Esse homem lhe repreenderia da maneira como fez em sua vida anterior? Ou o homem o trataria com desdém? Ou, mais ainda, corresse e o espancasse até virar uma polpa?
O script não mostrou nada sobre isso, que frustrante!
Mas Xiao Han não teve que esperar muito. O Príncipe Wen falou sua primeira linha para este grande evento da trama… exceto que não era nem um comentário frio para ele, nem um comentário carinhoso para o shou-capacho.
Na verdade, foi dirigido a Xianfu.
Wen Muyan disse: “Eunuco Xian, traga-me uma cadeira”.